Ano novo vida nova (e uma receita de massa de camarão com pesto)


Desde sempre que meto o nariz na cozinha. Quando era mais nova ia só para rapar o tacho... depois fui fazendo coisas mais simples, geralmente sobremesas e maioritariamente frescas, como bolo de bolacha, que lá em casa era feito com chocolate e côco. Lembro-me da primeira vez que fiz um esparguete, e foi qualquer coisa de importante. Os meus pais tinham saído e tinham-se atrasado, e eu tive de arranjar qualquer coisa para comer. Não teve muita ciência mas consegui!
Durante muitos anos fiz apenas sobremesas (tantas vezes o bolo fofo de chocolate que sei a receita de cor)! Mas um dia nas limpezas grandes encontrei uma caixa com as revistas da Teleculinária da minha mãe. Tinha desde o nº1! Folheei e encontrei em várias delas receitas que gostava, e lá experimentei fazer a minha primeira carne de porco com ervilhas, costeletas à espanhola, ovos enrolados em carne picada, sempre com supervisão. Os pratos sairam-me tão bem que ainda os faço hoje em dia! Nessa altura, fazia alguma confusão à minha mãe que eu seguisse as receitas passo a passo e nunca inventasse um bocadinho... Com o passar do tempo, acho que fui herdando isso dela...
Depois, quando me mudei para a minha casa, comecei eu mesma a minha colecção de livros e revistas, e mais experiências na cozinha.
Os 23 anos touxeram-me uma colite crónica, uma dieta estrita e uma maneira diferente de encarar a culinária: ingredientes que não conhecia, maneiras de cozinhar diferentes, temperos inovadores. Foi nessa altura que descobri os blogs de culinária e comecei a aprender mais.
Hoje, com o trabalho a ultrapassar largamente as 40 horas semanais, nem sempre tenho tempo para fazer tudo o que gostaria. Comecei a fazer bolos para fora (sobretudo decorados com pasta de açúcar) e é algo que me dá imenso prazer, independentemente das horas que demoro a fazer cada um. Gosto de ter atenção aos pormenores, de colocar uma vagem de baunilha na massa, de usar ingredientes saudáveis, e de fazer uma decoração bonita. Criei este blog com a intenção de divulgar alguns trabalhos, mas rapidamente senti que publicar apenas as fotografias dos bolos não ia trazer grande coisa à comunidade de foodbloggers e acabo sempre por publicar as fotos apenas na página do facebook do Amor às camadas.
Ainda assim continuava incompleta.

Quando vou de férias e me consigo distanciar do trabalho, dou por mim muitas vezes a analisar-me e tentar descobrir os meus erros e como melhorar. Tenho de explicar tudo mais devagar aos clientes, tenho de ler tal livro, devia incluir isto ou aquilo nos meus exames.
Da mesma forma, a semana passada, e com o terminar de 2013, passei o meu ano em revista e fiz (como muitas pessoas) os meus planos para 2014. Não interessa que alguns deles durem apenas 1 semana ou que não passem do papel, pelo menos fui uma pessoa melhor 1 semana ou esforcei-me para ser.

No que diz respeito ao Amor às camadas, também vou aplicar o ditado ano novo vida nova e torná-lo no meu foodblog, não só de fotografias, não só de doces, mas das minhas receitas. E espero conseguir durante este ano cativar e incentivar pelo menos 1 pessoa fazer uma delas com sucesso! Vamos ver...

Mas chega de conversa e passamos à receita (será que alguém ainda está a ler?). Faço muitas vezes esta receita apenas com massa, camarão e pesto e é mesmo boa. Li-a um dia numa revista Activa quando estava de férias no Algarve (não sei se era bem assim mas foi de lá que tirei a ideia). Desta vez, levou também espargos, bacon e fiambre porque havia lá no frigorífico e também ficou muito bom. Faz-se tão rápido que muitas vezes quando acabo o recheio ainda a massa não está cozida! Depois é só misturar. É assim:

Massa búzios com camarão e pesto (e espargos, bacon e fiambre)


Ingredientes (para 2 pessoas)
3 mãos cheias de massa búzios
azeite, sal e pimenta q.b.
3 dentes de alho
9 camarões, descascados
2 colheres de molho pesto
1 colher de chá de mangericão seco
1 colher de café de ervas de provença
bacon (opcional) q.b.
6 espargos (opcional)
fiambre q.b.
1 tomate partido em cubos pequenos
queijo mozarella ralado (uso magro)
folhas de mangericão fresco para decorar

Preparação
Coze-se a massa em água temperada de sal. Noutro tacho, com pouca água cozem-se também os espargos partidos em pedaços com cerca de 2cm (se houver possibilidade de cozinhar a vapor, tanto melhor). Numa frigideira, coloca-se o azeite com os alhos picados e o bacon e deixa-se fritar um pouco. Juntam-se os camarões (costumo partir cada um em 3 partes) e tempera-se de sal e pimenta, deixando fritar até ganharem cor. Adiciona-se o molho pesto, mangericão e ervas de provença, e deixa-se cozinhar. Entretanto o espargos já estão moles e podem ser adicionados a este recheio. Nesta altura a massa ainda deve estar rija, e costumo aproveitar para lavar e partir o tomate e ir apanhar umas folhas de mangericão fresco. Quando a massa está cozinhada, junta-se ao recheio e adiciona-se mais um fio de azeite. Junta-se o fiambre, tomate, queijo mozarella e serve-se decorado com mangericão fresco.

Rápido e saboroso!

Bom apetite, e feliz 2014!

0 comentários: