... são imperfeitos. Às vezes saem queimados (muda a temperatura do forno!). Às vezes saem pouco doces (muda a quantidade de açúcar!). Às vezes têm demasiada canela, falta de casca de laranja, natas a menos, leite a mais... Às vezes são pequenos e às vezes são gigantes! Regra geral, para mim, a receita tem sempre qualquer coisa que pode ser mudada para melhor (aliás, também e as minhas outras receitas, onde eu encontro sempre facilmente 1 ou 2 defeitos que mais ninguém nota, não vos acontece isto?).
Há um defeito que é recorrente nos Pastéis. Desaparecem depressa demais!
Ontem foi o meu aniversário e as comemorações começaram na noite anterior, quando recebi um grupo de amigos pequeno, mas só com gente boa. Como era tarde, decidi fazer uns Pastéis de Nata quentinhos para os receber, e acabei por ter de fazer 2 fornadas. Fiz duas receitas, mas a vencedora foi assim:
Pastéis de Nata (os cá de casa, até nova alteração)
Ingredientes
2 paus de canela
1 tira de casca de limão ou laranja (pessoalmente prefiro laranja)
1 vagem de baunilha
200ml de natas (35% gordura)
100ml leite (usei magro porque era o que tinha em casa, mas preferencialmente usar gordo ou meio-gordo)
2 gemas
3 colheres de sopa de amido de milho
5 colheres de sopa de açúcar
canela em pó q.b.
massa folhada (usei de compra)
Comecei por ligar o forno a 220ºC e untar uma forma de pastéis de nata com manteiga. Depois preparei a massa folhada: polvilhei-a com um pouco de canela e enrolei a massa. Cortei o rolo em 12 partes iguais e forrei cada forminha com um pedaço de massa folhada, como se vê na primeira fotografia. Reservei.
Parti a vagem de baunilha ao meio, retirei as sementes e juntei-as, num pequeno tacho, às natas, leite, gemas, açúcar, amido de milho, casca de limão e paus de canela. Levei a lume brando, até engrossar, mexendo sempre com a vara de arames para não ganhar grumos. Precisei de adicionar mais cerca de 20ml de leite para ganhar a consistência que desejava (não muito espesso, nem líquido).
Coloquei o recheio dentro da massa folhada, sem encher demasiado os Pastéis (o recheio cresce bastante no forno e pode transbordar). Levei ao forno cerca de 30-40min, até estarem queimadinhos por cima. Servi polvilhados com canela.
Por ora, é a melhor receita de Pastéis de Nata que conheço, cremosos, com sabor intenso a baunilha e super rápidos de fazer! Quentinhos, são uma maravilha Em breve coloco também a receita do bolo de Aniversário, de amêndoa, que estava divinal!
Beijinhos a todos!
Raquel
0 comentários: