Baklava na Páscoa


Bem vindos à minha casa, à minha sala, aos meus livros, às minhas revistas e à minha Páscoa! Sim, tudo isto! Bem-vindos!! Aqui em casa, na sala (e por outras divisões espalhados) os livros e as revistas de culinária proliferam. É que eu gosto mesmo disto!! Há livros aos quais não dá para resistir, e revistas que são tão chamativas que têm de vir comigo para casa... E depois enchem-se os móveis e as prateleiras (algumas ficam tortas com o peso), e as fotografias de comida boa saltitam de dentro de gavetas e das mesinhas de cabeceira... Podia dar-me para pior, certo??
Este mês, pouco antes da Páscoa, recebi a revista Lusitana. Lá dentro havia uma Baklava cujo recheio se assemelha muito à receita antiga de pastéis de nata que fazíamos cá em casa (mas que eu acabei por adaptar porque era um pouco trabalhosa). Ora, este recheio é mesmo muito bom e fiquei cheia de vontade de experimentar esta receita...


 

Para quem não conhece, a Baklava é uma sobremesa turca. Tipicamente, utiliza-se massa filo (que eu insisto em chamar carinhosamente de "Filó"), mel, nozes e outros frutos secos, e sementes como sésamo ou papoila. Esta versão não envolvia frutos secos, nem sementes, apenas o decadente creme do Pastel de Nata e a massa "Filó", estaladiça, polvilhada com açúcar e canela.


Fiz muito poucas alterações e ficou deliciosa, com um recheio cremoso que escorregava das fatias à medida que se iam cortando e convidava à lambidela da pontinha dos dedos!!

Baklava com recheio de Pastel de Nata
Ligeiramente adaptada da revista Lusitana

Ingredientes
250ml de água
500g de açúcar (embora para uma próxima vá utilizar apenas 450g)
1 casca de limão
1 pau de canela
500ml de leite
70g de farinha sem fermento
15 gemas batidas com 1 colher de chá de extracto de baunilha
250g de massa filo
50g de creme vegetal, derretido
50g de açúcar
50ml de água

Preparação
Ligue o forno a 180ºC.
Num tacho, leve ao lume a água com o açúcar, limão e canela até levantar fervura. Então, deixe ferver durante 5 minutos e deixe arrefecer. Rejeite o limão e a canela.
Noutro tacho, misture a farinha com leite, utilizando a vara de arames. Leve ao lume até engrossar.
Quando a calda de açúcar estiver mais morna, junte-a aos poucos ao recipiente das gemas, para que não talhem. De seguida, adicione esta mistura ao leite com farinha, mexendo bem. Coloque esta mistura num tabuleiro untado com creme vegetal e leve ao forno 20 minutos (nota: na minha receita original dos pasteis de nata bastava levar o tacho novamente ao lume para o creme engrossar, saltando este passo de forno. Suspeito que também funcione para esta receita).
Unte também com creme vegetal o tabuleiro de servir e coloque metade das folhas de massa filo, cada uma pincelada com creme vegetal (uma folha de massa filo, creme vegetal, outra folha, creme novamente, e sucessivamente). Espalhe o recheio em cima e polvilhe com canela. Repita o processo da massa filo com a restante massa e leve o tabuleiro ao forno, desta vez a 200ºC e durante 20-25minutos (até a massa estar estaladiça).
Entretanto, prepare a calda de açúcar com o açúcar e água restante, levando-os ao lume apenas até levantar fervura.
Quando retirar a Baklava do forno, corte-a em quadrados e verta-lhe a calda. Antes de servir, polvilhe com açúcar e canela.

Santa Páscoa para todos!
Raquel


 

9 comentários:

  1. Olá, tb já tenho esta receita marcada nessa revista para fazer. Deve ser uma perdição!
    Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vale bem a pena todos os passos da receita :) Foi o sucesso desta Páscoa. Acho que vou torná-la uma tradição nas Páscoas seguintes :P

      Beijinhos

      Eliminar
  2. Que aspeto Raquel, meu deus!!! Acabei mesmo agora de jantar e fiquei totalmente a salivar por uma fatia dessas ;)
    Beijinhos *

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Coragem, experimenta fazer, não te vais arrepender :)

      Beijinhos

      Eliminar
  3. ADORO baklava, especialmente com pistáchios. A tua ficou maravilhosa.

    ______________________
    Ana Teles | Telita
    blog: Telita na Cozinha

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ana, eu nunca experimentei a Baklava tradicional, com os frutos secos. Esta é mesmo mais portuguesinha porque parece um pastel de nata XL mascarado. Mas é muuuito bom!

      Beijinhos

      Eliminar
  4. Eu lambia bem os dedos, se tivesse um quadrado desses para provar agora! Tenho em casa um apaixonado por pastéis de nata que ficaria a salivar se apresentasse esta sobremesa :)
    Olha que em livros espalhados, não fico atrás de ti, e o problema é que não os espalho só na minha casa, mas também na casa da mãe, que por vezes resmunga com toda a "tralha" que vou deixando, mas se cozinho também lá, tenho que ter os meus amigos livros e revistas por perto, não é?
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu acho que um livro de culinária por perto é sempre um bom amigo. Seja onde fôr. De férias, na praia, no carro :P Assim não há tempos aborrecidos :P

      Beijinhos!

      Eliminar
  5. Adorei!!! Estou toda a salivar :D

    ResponderEliminar