Um caldo de Outubro para dar as boas vindas a Novembro


Segunda-feira é dia do Marco chegar a casa por volta das 23h para jantar, logo é dia de refeição ligeira. Gosto sempre de esperar por ele, afinal ele também espera por mim até às tantas quando tenho urgências e não venho à hora prevista. São as pequenas coisas que nos fazem uma equipinha mais forte. 
Então, segunda-feira, é dia de tostas, batidos, omeletes e pratos bem mais simples do que no resto da semana, para não nos irmos deitar de barriga cheia.
E porque esta semana começou com frio e chuva [que não me apetecia nada!!!], esta segunda-feira mereceu uma sopinha bem quentinha. 

  


A verdade é que sempre fui um bocadinho azelha nas sopas, e a minha mãe fá-las de cabeça sem receita, por isso são difíceis de reproduzir/aprender/memorizar, e por isso uma sopa boa cá em casa é motivo de festa [hum será que eu quero mesmo dizer isso no meu blog de culinária?!...]! Mas esta mereceu mesmo todas as honras. Afinal, uma sopa quentinha a fumegar, com feijão, bacon e couve lombardo, quadradinhos de batata doce, abóbora e cenoura (que há tanto disto agora!) e um caldinho que nos aquece a alma, só podia ser uma sopa vencedora certo?


Caldo de Outubro
Ligeiramente adaptado da revista Teleculinária especial 100 deliciosas Sopas [espero aprender bastante com esta revista eheheh!]
  
Ingredientes
100g de bacon aos cubos (não vem na receita original)
200g de abóbora aos cubos
1 lata pequena de feijão vermelho ou catarino (usei feijão catarino seco, demolhado)
1/2 couve lombarda
2 batatas grandes (usei doce) cortadas também em cubos
2 cenouras
1 cebola
2 dentes de alho
0,5dl de azeite
1 cubo de caldo de carne (usei um cubo de caldo de galinha natura)
sal q.b.

Preparação
Faça um refogado com o azeite, a cebola e os alhos picados e o bacon, mexendo até ficar dourado. Adicione a batata, abóbora, as cenouras descascadas e às rodelas, a couve fatiada, e 1,5l de água a ferver (usei a água de cozer o feijão) e o cubo de caldo, deixando cozinhar até que os legumes fiquem macios. Rectifique o sal. Eu juntei o feijão nesta fase, mas se for feijão em lata, adicione apenas quando os legumes estiverem cozidos, escorrendo a água da lata. Retire o lume e sirva quentinha!

Bom apetite!
Raquel

0 comentários: