Queques de limão e gengibre para celebrar um ano!


DREAMER ' Never let it be said that to dream is a waste of one's time, for dreams are our realities in waiting. In dreams we plant the seeds of our future.

SONHADOR ' Nunca deixes que te digam que sonhar é uma perda de tempo, porque os sonhos são as realidades que nos esperam. Nos sonhos plantamos as sementes do nosso futuro.


O mês passado o blog "Amor às camadas" fez um ano. Está um crescido, e eu tenho muito orgulho nele. Com o blog vieram desafios superados, outros por superar, vieram pessoas que nunca vi, mas de quem eu conheço um bocadinho e elas conhecem um bocadinho de mim, vieram muitas receitas (especialmente de doces!) e alguns desastres. Veio um "makeover" que ainda não acabou e que me obrigou a rever os meus conhecimentos de informática há muito enterrados, veio uma página de Facebook a crescer, e também alguém que na rua me diz "eu leio o teu blog!" quando eu não esperava!
Aqui, no último ano, partilhei convosco alegrias e tristezas, dias de sol e tempestade, um casamento às pressas, a família que vamos construindo, e também histórias de alguma família que já não cá está. 
O meu blog bebé, continua um bebé, mas sabe tão bem vê-lo a crescer! Convosco quero partilhar mais um ano de histórias e receitas e continuar a crescer... se me deixarem continuar a entrar pelos vossos ecrans a dentro a trazer-vos estas coisas boas.


Eu sei que a comemoração merecia um bolo enorme cheio de creme e várias camadas (get it?), mas estamos em tempos de mudança cá em casa e não abundou tempo, nem, confesso, disposição. Atempadamente conto tudo! Então, num dia que foi tão importante para manter a sanidade mental que sustenta os meus sonhos (ou o contrário) acabei por fazer uns queques, sem forma de queques, que tanto nos surpreenderam. São ideais para quem gosta de bolos de limão, mas não são ácidos, pelo que os gulosos como eu também vão gostar. Por dentro, ficam fofinhos e por fora com aquela camada mais rija que os queques costumam ter. E também, são ideais para os pequenos, porque levam açúcar pouco processado e azeite como gordura. Alguém se atreve?

Queques de limão e gengibre
da revista Saúde à mesa de Setembro 2014

Ingredientes
1 limão
20g de gengibre fresco descascado (usei 1 colher de chá de gengibre em pó)
150g de açúcar mascavado claro (não ficam muito doces. Os gulosos podem pôr 200g)
5 colheres de sopa de azeite (também achei que podia levar mais uma)
1 iogurte natural (usei magro)
4 ovos
250g de farinha com fermento
50g de amido de milho
creme vegetal para untar

Preparação
Ligue o forno a 180ºC e unte as formas com creme vegetal.
Misture numa tigela os ovos, iogurte, azeite, açúcar, gengibre (se fresco, ralar) e a raspa e sumo do limão. Misture as duas farinhas e incorpore-as nos restantes ingredientes. 
Verta nas formas e leve ao forno durante aproximadamente 20 minutos.
  
Bons lanches... e parabéns a mim!! :)
Beijinhos!
Raquel

3 comentários:

  1. Muitos parabéns pelo primeiro aniversário do blog, Raquel! Que venham mais partilhas, mais receitas e muito amor em todas a suas camadas :)
    Esses queques fofinhos são bem ao meu gosto.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Muitos parabéns pelo aniversário! Os queques parecem excelentes, adoro a associação do limão com o azeite.

    ResponderEliminar
  3. Que queques fantásticos e muitos parabéns.

    ______________________
    Ana Teles | blog: Telita na Cozinha

    feedly - bloglovin' - Facebook


    ResponderEliminar