Farófias express


Os bolos decorados continuam a sair cá de casa. Vão para a família  (inserir coraçãozinho aqui), vão para os amigos (inserir coraçãozinho aqui), vão para os amigos dos amigos (inserir coraçãozinho aqui também). Uns são muito específicos e querem este bolo, com aquele recheio, aquela massa (e o meu pai, que nem quis cobertura - vejam abaixo!), outros deixam-me imaginar tudo e querem apenas um bolo para 20 pessoas (e agora o que é que eu faço???). Do fogão saem bolos de chocolate, de baunilha, pão de ló, mais chocolate e  muuuuito doce de ovos para acompanhar com tudo (de galinhas felizes pois claro!). Isto levou a um boom de claras no frigorífico, que teima em não ser eliminado pelos congelamentos constantes e pelas omeletes de claras que lá vão saindo para o jantar... 


Às vezes a azáfama na cozinha acaba tarde, mas pede que termine com um docinho quentinho para aquecer os corações das duas almas que cá em casa põem toda a sua dedicação nos pedidos que recebemos. Tem de ser rápido... e claro tem de levar claras!

Há dois ou três anos (já passaram dois ou três anos!), a Glória, no trabalho, ensinou-me uma receita de farófias que se fazem no micro-ondas e que são muito  muito muito rápidas, além de não sujarem metade da loiça... Faço muitas vezes (aliás, deixei de fazer farófias à moda antiga) porque é muito prático e ninguém nota a diferença. Um bom leite creme caseiro é a cereja no topo do bolo... mas há dias em que um pacotinho de leite creme de compra faz é uma salvação (eu não disse isto).

Têm claras aí em casa? 

Farófias de micro-ondas (e respectivo leite-creme) 

Ingredientes 
Para as farófias (se tiverem um número diferente de claras, para cada clara, 1 colher de sopa de açúcar):
6 claras
1 pitada de sal (nota: uma pitada é a quantidade que cabe entre o polegar e o indicador)
6 colheres de sopa de açúcar branco

Para o leite creme:
6 gemas (as que sobraram, se não tiverem feito com sobras de claras, como eu...)
1 casca de limão
1l de leite
40g de amido de milho (farinha maisena)
200g de açúcar branco

Canela q.b. para polvilhar.

Preparação
Para as farófias:
Batem-se as claras em castelo com o sal e envolve-se o açúcar. Vai ao micro-ondas no pirex de servir, na potência máxima durante 2min30seg. Desliga-se e deixa-se ficar dentro do micro-ondas fechado mais 5 minutos. As claras vão libertar algum líquido, que deve ser escorrido depois de retiradas do micro-ondas. Cortam-se as farófias com 2 colheres, para ficarem soltas.
Para o leite creme:
Juntam-se os ingredientes e bate-se com uma vara de arames. Leva-se ao lume, mexendo sempre até engrossar (cerca de 2min após levantar fervura).

Regam-se as farófias com o leite creme e polvilha-se com canela.


Fiquei com fome!!!

Beijinhos,
Raquel

2 comentários:

  1. Adoro quando se simplifica assim as receitas. Gostei muito da sugestão... faz anos que não como farófias :)
    Beijinhos e bom domingo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois eu também só de pensar que tinha de estar uma eternidade a cozê-las em leite perdia logo a vontade, mas agora tudo ficou mais simples! :) Beijinhos

      Eliminar