Castanhas em moscatel para receber a Primavera (ou para dizer adeus ao Inverno)


12 horas de luz e 12 horas de noite: chegou a Primavera! A partir de agora vamos ter dias com mais horas de luminosidade, um bocadinho mais de calor e esperemos que um bocadinho menos de chuva (que bom!!!).
No meu quarto, no sótão da casa, já se acorda com as patinhas dos pardais a saltitarem nas telhas, e no vaso da varanda já se encontram algumas surpresas em flor!


Para dar as boas vindas à minha querida e saudosa Primavera, decidi fazer uma receita aqui para o blog. Obviamente que uma sobremesa com morangos era a escolha ideal (e tenho uma perfeita para esta ocasião), mas os morangos bio ainda não chegaram, e o facto de os meus morangos ainda estarem em flor, faz-me torcer um bocadinho o nariz quando compro um cesto no supermercado. Como estamos a meio da semana, e não dava para ir comprar a um produtor de confiança, acabei por pensar noutra ideia: e se em vez de dar as boas vindas à Primavera me despedisse do Inverno???

No dia de S. Martinho passado, ainda não andava eu nestas andanças, fiz umas castanhas cozidas em Moscatel deliciosas. Eram aromatizadas com uma série de especiarias e o tacho ficava extremamente bonito enfeitado com anis, canela e baunilha enquanto o cheiro perfumava a cozinha. 
Como as noites ainda estão frias, achei que era a forma perfeita de terminar a minha quinta-feira de trabalho, e também de me despedir do Inverno.


 O caderninho que aparece nas fotos, é uma relíquia... E um dia falo-vos dele.



Castanhas assadas em Moscatel
Adaptado de uma revista Teleculinária, de Setembro 2013

Ingredientes
500g de castanhas congeladas
200g de açúcar amarelo
1,5dl de Moscatel (gosto particularmente de usar vinho licoroso SIVIPA 2005 para este fim... mas o Moscatel também fica bem e a uma quinta-feira à noite, num supermercado qualquer, é mais fácil de encontrar...)
1 vagem de baunilha, cortada longitudinalmente
1 colher de chá de extracto de baunilha
1 pau de canela
1 estrela de anis
2 tiras de casca de laranja
2dl de água 



Preparação
Misture todos os ingredientes num tacho e leve ao lume até cozinhar as castanhas (cerca de 20 minutos). Se o molho continuar muito líquido, retire as castanhas e deixe reduzir, se estiver perfeito... bom apetite!



A beber quentinho, à noite, entre amigos ou fresco, de dia, a despedir-se do Inverno!
Beijinhos,
Raquel


5 comentários:

  1. O inverno não quer largar a primavera, como diz o meu filhote pequeno ao ver o primeiro dia da Primavera :) Bem reconfortante essa receita, e esse teu caderno deve estar cheio de receitas fantásticas que já andaste a testar, digo eu ;)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O meu Marco diz que é o "livro do legado" porque será um dos meus legados aos meus filhos e netos. São as melhores receitas que vou fazendo e um breve texto sobre o dia em que fiz, tal como faço aqui... Um dia mostro tudo! :) Beijinho e obrigada!

      Eliminar
  2. É mesmo, fica doce e perfumado de especiarias... :) Obrigada, beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Adorei o caderninho...sou fã de livros de receitas escritos à mão e de ir criando o nosso diário de receitas. Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É mesmo um diário com receitas, porque vou escrevendo um pouco do que se vai passando nesse dia antes da receita... Um bocadinho como aqui!

      Beijinhos e obrigada pela visita :)

      Eliminar