Para o dia do pai: lombinho de porco enrolado em massa folhada


O bolo de anos do meu pai

A verdade é essa: a cozinha não funcionou ontem nem hoje. Não se fez um bolo, nem uma fornada de bolachas, não se vai fazer um jantar de 7 pratos e não há uma sobremesa de colher à espera no frigorífico. 

Isso não quer dizer que não se festeje o dia do pai. Simplesmente desta vez não será dessa forma!
A família no início dos anos 90

Não quis deixar de pôr aqui um post especial para o meu pai descobrir quando vier ler o meu blog às escondidas, e assim cá está ele, e vem acompanhado com a receita do último almoço que comemos os 2: um lombinho de porco enrolado com massa folhada, que se mete rapidamente no forno enquanto se continua a azáfama dos afazeres da casa (não é uma maravilha de jantar?).

Mas antes da receita e voltando ao meu pai.
O meu pai está reformado, mas levanta-se antes das 7 da manhã para ir passear a cadela dele (e o meu cão também). Também trata dele durante o dia, quando estou a trabalhar, o que me facilita imenso a vida... O meu pai faz yoga (que é um bocado à frente para um pai) e usa tennis verde fluorescente (aliás, esta é a única obrigatoriedade quando compra tennis, que seja verde fluorescente - e isso também é um bocado à frente). O meu pai sai todos os domingos para comprar pão, e quase sempre volta também com broa de milho, porque nós gostamos. O meu pai resmunga quando colocamos qualquer coisa que não são pratos em cima da mesa, mas nós colocamos na mesma. O meu pai cozinha apenas duas coisas: filhóses e bolos esquisitos, que demoram a tarde toda a fazer (exemplos: torta de cenoura com creme de côco - este é bom, qualquer dia ponho aqui a receita; o bolo de arroz mais estranho de sempre). O meu pai pratica dança com a minha mãe às segundas-feiras e às sextas-feiras praticam os dois ginástica. Durante este período os cães ladram o tempo todo e enfurecem os vizinhos, porque sabem que eles não estão em casa. Por esse motivo, quando precisamos de sair de casa à noite, nós saímos primeiro e o meu pai foge depois pelos fundos para que eles pensem que ele ficou em casa. O meu pai já viveu em Angola, já viveu em Lisboa, já viveu em Peniche e agora vive aqui. Havia certamente mais a dizer, mas é assim o meu pai e por isso é que ele é único.

E agora que estão de lagriminha no canto do olho, vamos ao lombinho!

Lombinho de porco enrolado em massa folhada, no forno, com legumes
Bolas, tenho de começar a arranjar nomes um bocadinho mas pequenos...

Ingredientes (serve 3)
1 lombinho de porco médio
1 embalagem de massa folhada fresca, quadrada
1 ovo
6 dentes de alho
1 copo de vinho branco
1 folha de louro
salsa picada
2 colheres de sopa de polpa de tomate
azeite q.b.
temperos a gosto: sal, pimenta preta e branca, pimentão doce
legumes variados: usei macedónia de legumes, congelada (cenoura, feijão verde, ervilhas, nabo) e acrescentei 3 cenouras que cozi previamente.

Preparação
Com alguma antecedência (preparei o meu lombo à hora de almoço, para comer ao jantar) pôr a carne a marinar com 2 dentes de alho picados, sal, pimenta, pimentão doce, louro, salsa, polpa de tomate e o vinho branco. Se tiverem oportunidade, vão voltando o lombo para que tome gosto.
Cerca de 1 hora antes do jantar, ligue o forno a 180ºC. Dê uns golpes no lombo, para que coza mais depressa e ajude a entrar o sabor da marinada na carne. Coloque num pirex o lombo e a marinada e leve ao forno, regando ocasionalmente com o molho, até meia cozedura (cerca de 30 minutos). Durante este tempo aproveitei para cozer algumas cenouras.
Numa pequena tigela, bata um ovo (vai servir para pincelar a massa folhada).
Retire o lombo do forno e enrole-o na massa folhada (este passo tem de ser rápido, se não a massa parte-se). Volte a colocar o lombo no pirex, pincele a massa folhada com o ovo, acrescente os legumes e leve novamente ao forno durante mais 30-40 minutos ou até a massa folhada estar dourada.


Um beijinho especial a todos os outros pais, em particular, aos outros pais da minha vida: avô Zita, que partiu à 2 anos; avô Quim, sempre bem-disposto; Batista, que há 11 anos neste dia fez uma biópsia que revelou um linfoma, que ele venceu.

Feliz 19 de Março,
Raquel

0 comentários: