O meu Food Revolution Day... e T(r)ufas!


Hoje, 16 de Maio, foi o Food Revolution Day, uma iniciativa do Jamie Oliver que podem espreitar aqui, dia em que somos incentivados a cozinhar ingredientes verdadeiros e comida saudável.
OK, eu sei do incidente do talho do Jamie que foi fechado e bla bla bla, mas sinceramente 1º o Jamie não está em todo o lado e ele tem montanhas de estabelecimentos, 2º apesar de ele dever ter pessoas competentes a supervisionar esses estabelecimentos e deste incidente ser uma grande vergonha, ninguém é perfeito e não é por isso que vou deixar de gostar de ver as iniciativas que tem para nos pôr a comer melhor e 3º ainda que esta iniciativa viesse de outra pessoa, é sempre de louvar qualquer ocasião que nos ajude a evoluir e, neste caso, a comer melhor.
Portanto juntei-me à causa e tentei fazer refeições especiais no dia de hoje, e fiz-vos um pequeno diário no Facebook que deixo abaixo.


Então o meu Food Revolution Day começou, devo dizer, no dia anterior. Neste dia não fiz nada de especial para o jantar, aliás até foi um jantar simples e rápido porque estava sozinha em casa, mas pus-me a reflectir sobre ele: ovos mexidos com delícias do mar, espargos e tomate. Para sobremesa: abacaxi e morangos.
Não me pareceu muito mal... Os ovos são de galinhas felizes, que andam à solta e comem erva, rama de cenoura, rúcula. Os tomates e os espargos vieram do supermercado porque ainda não há no campo. Só as delícias do mar é que realmente poderiam não estar no meu prato. Se bem que durante o curso aprendi como se faz Surimi (Sim, os Médicos Veterinários aprendem a fazer delícias do mar. Porque? Pois.), não faço ideia do que está dentro destas coisas, mas deve ter muita coisa que me faria torcer o nariz se soubesse...  (A fotografia foi com o telemóvel assim rapidinho :P)


No dia seguinte, comecei o dia com umas papas de aveia que vi recentemente aqui e são deliciosas. Segui a receita praticamente à risca, mas usei leite de soja. Espreitem e provem! Acho que foi um prato delicioso e saudável. Se tivesse uma criança em casa faria certamente este pequeno-almoço ao fim-de-semana, invés dos tradicionais cereais cheios de açúcar que por aí se comem...


Ao almoço tinha um pedido do meu amor, ravioli de cogumelos. Há semanas que me pedia ravioli de cogumelos... OK, hoje era o dia! Aproveitei ser um prato que ele gosta muito para torná-lo vegetariano e enchê-lo de legumes sem que ele percebesse. O molho de tomate levou cenoura e ervilha de partir. A acompanhar, salada de rúcula, alface roxa e maçã. Estava mesmo bom!



O lanche não foi nada de especial, mas geralmente porto-me bem ao lanche. Um iogurte e uma laranja que nem tiveram direito a fotografia!


Para o jantar, decidi caprichar um bocadinho (acima). Fiz bifes de fango, acompanhados do resto dos espargos cozidos, salada de rúcula e tomate, mas com um molho de morangos, laranja e Moscatel. Confesso que ficou um pouquinho doce demais por causa do molho, mas também muito gostoso. Para sobremesa, fiz o ex-libris deste dia, as maravilhosas Trufas sem açúcar, sem glúten e crudívoras do blog A cozinha verde. A minha cunhada trouxe cajus tostados do Brasil e o resto dos ingredientes havia cá por casa... e então T(r)ufas! :P Estou a comer uma neste momento! São deliciosas. Deixo-vos a receita abaixo. Feliz Food Revolution Day!


Trufas de frutos secos e cenoura
do Blog A cozinha verde (visitem!)


Ingredientes
1 cup de cajus, demolhados no mínimo 4 horas
100 gramas de tâmaras, demolhadas 10 minutos antes
1 cenoura média, ralada
1 colher de chá de canela
½ colher de chá de gengibre em pó
2 colheres de sopa de Geleia de Agave ou outro adoçante natural (usei mel)
Sementes (chia, papoila, sésamo) ou côco ralado a gosto (usei côco ralado)
 
*1 cup = 1 chávena de 250ml
Preparação
Picar os cajus num processador, deixando-os em pequenos pedaços, mas não em farinha. Junat os restantes ingredientes e triturar novamente, até obter uma massa moldável.
Moldar pequenas bolinhas e envolver com côco ou sementes a gosto. 
Devorar. Ou colocar no frigorífico até devorar. Se conseguirem!







Bom apetite!
Raquel

8 comentários:

  1. Querida Raquel,
    Pois eu adorei a tua ementa toda e as trufas têm mesmo um ar bem delicioso!!
    Happy Food Revolution Day e bom fim de semana,
    Lia.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ainda bem que gostaste Lia! As trufas são mesmo boas. Eu fiquei fã! E estão cheias de coisas boas :)

      Happy Food Revolution Day!!!

      Eliminar
  2. Ohhh que amor... Obrigada Raquel, pela referência à A Cozinha Verde. E fico mesmo feliz por teres gostado das Trufas! :)

    Um beijo,

    Filipa

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Foi a primeira de muitas receitas que quero experimentar! Gostei muito :)

      Beijinhos

      Eliminar
  3. Boas receitas. Fico com água na boca só de olhar! Parabéns está tido com um ar delicioso :D. Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ainda bem que gostaste! Quem sabe não experimentas uma receita aí nos Algarves? :)

      Beijinhos

      Eliminar
  4. Não gosto nada do J Oliver (já fiz um post sobre isso e tudo...) mas adoro as trufas! Ficaram o máximo!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eheh ninguém pode agradar a toda a gente! Se agradasse também não tinha graça nenhuma. Ainda bem que gostaste :)

      Beijinhos

      Eliminar