Tarte de lima e côco para o blog Cozinha, Pratos e Copos


Já tinha vontade de voltar à minha rotina de tachos, panelas e forno, participar em desafios, fotografar comida no palco da minha cozinha, e partilhá-la aqui convosco! E quando vi o desafio do Amigo Blogger Secreto, pela Ana do blog Da Nossa Cozinha, achei logo a oportunidade perfeita. A verdade é que partir a parede do escritório para fazer uma janela, trocar o quarto pela sala e a sala pelo quarto, não enche só a casa toda de pó, como dá muuuuiiito trabalho, e tendo tido estas tarefas decorativas nos últimos dias, acabei por não dar tanta atenção a este meu cantinho - que vergonha!

Mas um desafio desta categoria é mesmo o melhor motivo para voltar! Porque envolve o Natal, a cozinha, blogs como o meu e muito amor partilhado, no meu caso em forma de tarte! Mas já vamos à tarte... Então, o desafio era cozinharmos para um blog que seria sorteado, e todos revelarmos as nossas prendas numa mega-festa no dia 17 de Dezembro (para quem começou a namorar a 17 de Novembro, casou a 17 Agosto e o marido e o sogro fazem anos também a 17 de Agosto este só podia ser um bom presságio, certo? Não fosse este um número cativo do meu Euromilhões!). Dia 7 de Dezembro foi revelado qual seria o meu blog amigo secreto... o blog Cozinha, Pratos e Copos!

Como ainda não conhecia o blog, lá fui eu tentar conhecê-lo um bocadinho, e a blogger por trás dele, a Elsa, e encontrei algumas parecenças comigo: alguém que cozinha para relaxar, com uma bonita família que inclui um cão, e que tenta fazer menus tão saudáveis como saborosos para apresentar à família. No seu blog, ao contrário do meu, predominam pratos salgados (que fome!!!) mas também se encontram por lá alguns docinhos de perder a cabeça. Então, primeiro pensei fazer um prato principal, talvez de tabuleiro, e que fosse seguro para a criançada (porque a Elsa tem dois pequenos) assim para alimentar a família toda, mas depois pensei: se eu tenho jeito mesmo é para doces, e estamos numa época tão gulosa, aposto que ela vai gostar se eu fizer uma bela tarte!!! E foi assim que me lembrei de uma deliciosa tarte que vi há tempos no blog Pratos e Travessas, de lima e côco, que até não é assim tão calórica quanto isso (e eu cortei-lhe na gordura), e é fabulosa, com um aspecto lindo, digna de uma oferta para a minha querida amiga secreta! Espero que gostes!!!


Tarte de lima e côco

Ingredientes
240g de massa filo ou 8 folhas ou 2 pacotes
150g de manteiga com sal, derretida (a princípio derreti 120g de creme vegetal, mas acabei por usar apenas cerca de 80g do mesmo, porque me sobrou)
1l de leite meio-gordo, quente (usei magro)
220g de açúcar (branco)
3 ovos inteiros
5 colheres de sopa de amido de milho
raspa de 1 lima
6 colheres de sopa de côco ralado
açúcar e canela em pó para polvilhar

Preparação
Derreta a manteiga (ou o creme vegetal) no micro-ondas e deixe arrefecer. Unte uma forma redonda com manteiga (usei uma tarteira sem fundo amovível). 
Bata o açúcar, ovos e amido de milho até obter uma mistura homogénea e fofa. Junte o leite quente e leve ao lume, mexendo sempre, e deixando ferver durante 2 minutos. 
Retire do lume, deixe arrefecer, e junte o côco ralado e a raspa de lima.
Ligue o forno a 180ºC.
Pincele 4 folhas de massa com a manteiga/creme vegetal e coloque-as sobrepostas no fundo da tarteira. Espalhe por cima o creme e cubra com as restantes folhas de massa (também pinceladas). Una as extremidades da massa, dobrando-as para o centro da tarte, e pincele tudo com manteiga/creme vegetal.
Leve ao forno durante 20 minutos, retire, deixe arrefecer e polvilhe com açúcar e canela em pó.


Esta é uma tarte deliciosa, com exterior crocante e recheio cremoso. O sabor a lima e a côco é intenso, mas perfeito. Não conseguimos esperar que arrefecesse completamente para provar e quando parti a tarte o recheio saiu um pouco porque ainda não estava totalmente sólido (mas estava tão boa quentinha!!), mas isto não acontece depois de completamente arrefecida. Sem dúvida a repetir muitas vezes!!

Beijinhos e bom blogger secreto a todos (e agora vou descobrir o meu!!!),
Raquel

1 comentário: