Bundt de chocolate e toffee



Começar o ano com uma publicação fora de horas não se faz, mas 2014 acabou de forma difícil e precisei de estar os primeiros dias de 2015 de baixa  para voltar aos eixos. Tudo Ok agora, vamos lá!
Foi ainda no ano passado que comecei a "cozinhar" esta publicação. O tema da 15ª edição da Bundtmania, lá para os lados do blog As aventuras de uma mamã foi CHOCOLATE (que perfeito eheheh!). Por volta da mesma altura, a folhear a revista Lusitana, encontro este bolo bombástico abaixo, na rubrica "Seis décadas, seis bolos especiais". E não é que é o bolo da minha década???


Isto só podia ser um sinal divino, ainda por cima fazendo eu anos no passado dia 12, que teria sido o dia ideal da publicação deste menino, não fossem as complicações blablabla.
Então, um domingo solarengo ainda de 2014 experimentei este bolo & sua deliciosa calda, que foi apelidado pela minha família como dos melhores bolos de chocolate que já fiz! Para mim, confesso, continuo rendida ao delicioso Bolo fofo de chocolate que foi o meu bolo de anos, mais uma vez, este ano, e que será para sempre o meu nº1. Mas, para os mais gulosos (e fãs de toffee) aqui têm uma boa opção para destronar aquele bolo de chocolate que ocupa o vosso top! Vamos lá à receita!


Bundt de chocolate e toffee
da Revista Lusitana nº48

Ingredientes
200g de farinha com fermento
250g de manteiga (usei creme vegetal)
200g de chocolate negro (usei 70% cacau)
4 ovos
250g de açúcar (branco)
400g de açúcar (branco)
400ml de natas
100g de manteiga (usei creme vegetal)

Preparação
Unte uma forma com buraco ao centro com manteiga e polvilhe muito bem com farinha. Ligue o forno a 180ºC.
Derreta a manteiga e o chocolate em banho-maria, e deixe arrefecer brevemente. 
Separe as claras das gemas. Bata as claras em castelo e as gemas com o açúcar até obter uma massa espumosa. Incorpore o chocolate, depois a farinha e finalmente as claras. 
Verta a massa na forma e leve ao forno durante cerca de 30 minutos ou até passar no teste do palito.
Entretanto prepare o molho toffee: Num tacho anti-aderente (usei de cerâmica) leve a lume brando o açúcar até que derreta e fique com uma cor dourada. Cuidadosamente para que não salpique (está muito quente!) adicione as natas e mexa até obter uma mistura homogénea. Retire do lume e envolva a manteiga.
Quando o bolo estiver cozinhado, retire do forno e deixe arrefecer um pouco para que desenforme sem acidentes. Depois de desenformado, cubra com um pouco da calda. Decorei com raspas de chocolate e côco ralado (e acho que o côco ralado foi um bom acrescento na receita, recomendo!!) e servi um pouco de calda à parte, para barrar decadentemente nas fatias depois de servidas....


Beijinhos e bom apetite, que eu vou ali fazer já o Bundt da próxima edição para não me atrasar!! Eheheeh! Brincadeirinha :)
Raquel

1 comentário: