A minha mãe tem a revista Teleculinária nº1. Tem as seguintes também. Guardava-as numa caixa de papelão que voltou a ganhar vida quando me iniciei nas lides da cozinha. Rapidamente fui eu quem continuei a colecção desta e outras revistas (que hoje em dia a escolha é muita...!!) e me vão enchendo os armários até as prateleiras começarem a vergar... Mas, os tempos são outros, e hoje há ainda mais e melhor informação que nas páginas das revistas (e até a minha mãe já vê as receitas no computador...). A verdade é que a internet nos abriu a porta a outras cozinhas e às vezes quase me sinto na casa da Moira, da Laranjinha, da Su, e de tantos outras bloggers não menos importantes que sigo há já alguns anos. Acompanho-lhes os almoços, os jantares, as sobremesas, mas também os desastres na cozinha, os sucessos na carreira, as edições de livros, os bebés que vão nascendo e também os familiares que vão partindo. São um grupo de mulheres activas e inovadoras que eu admiro e quem nem sabem que eu lá estou a lê-las, mas que me vão dando dicas e ideias e com quem aprendo muito. Ora hoje, e porque também tenho este meu blog que ainda é bebé, decidi sair da penumbra e juntar-me à festa. É que a Tertúlia de sabores da Moira faz anos e convida os leitores a fazer uma torta... E como tinha lido num outro blog (quem me desculpe que já não me lembro qual foi), que alguém como eu gostava muito de alfarroba... trouxe uma torta de alfarroba! É deliciosa, fácil, e... saudável (vá dentro do possível...)!! Acabei por alterar bastante a receita original que é esta, do blog Pratos e Travessas, e juntar-lhe côco que casa lindamente... E depois chegou a parte de fazer a cobertura e lá nasceu um tronco (quase de Natal), uma lagartinha bem disposta, uma flor, e umas folhinhas secas e caídas porque é Inverno... :) Moira, já celebrámos o teu aniversário hoje à noite, depois do jantar, e foi delicioso!!! Parabéns e um beijinho :) Fica a receita.
Vamos chamar-lhe...
Tronco alfarroba e côco de quase-Natal e aniversário da Moira
(ou Torta de alfarroba e côco :P)
Bolo
6 ovos
140g açúcar + 50g açúcar baunilhado
4 colheres de sopa de leite
30g farinha de alfarroba
180g de farinha com fermento + 1 colher de chá de fermento
30g côco ralado
Aquecer o forno a 180º. Bater os ovos com o açúcar até duplicarem de volume e adicionar o leite. Misturar as farinhas e o côco e adicionar à mistura de ovos. Colocar numa forma untada com manteiga e farinha e levar ao forno 20min. Entretanto preparar o creme.
Creme de alfarroba
6dl leite
80g açúcar + 40g açúcar baunilhado
30g de amido de milho
2 colheres de sopa de farinha de alfarroba
2 ovos
2 gemas
Num tacho levar o leite a ferver. Bater todos os ingredientes restantes num recipiente à parte. Juntar o leite em fio e lentamente até ligar tudo e levar novamente ao lume até espessar. Rechear a torta e enrolar ainda quente.
Se for uma torta simples, fica assim, se quiserem fazer uma decoração como a minha, coloca-se creme também em cima e faz-se o chocolate rijo.
Costumo fazer o chocolate no micro-ondas com cuidado para não queimar. Junto creme vegetal e açúcar em pó a olho (e a sabor...!). Coloco numa folha de papel vegetal bem esticadinho, e neste caso, desenhei os veios do "tronco". Levei ao frio até duro e parti em vários pedaços. As folhas, lagarta e flor são de pasta de açúcar e as antenazinhas são esparguete nero di sepia eheheh requintado!... :) Cuidado que só se coloca o chocolate depois do bolo bem frio se não derrete e fica delicioso na mesma, mas não tão giro.
Já devem ter reparado que tiro sempre as fotografias perto da janela com as orquídeas... Bem sei que não é o cenário mais bonito, mas é onde há mais luz natural e bom, como tenho tirado com o telemóvel, precisa mesmo de haver muita luz. Hoje como já era de noite teve de ser mesmo assim:
Ufa! :)
Raquel.
Ficou tão gira! O pormenor da lagartinha está o máximo.
ResponderEliminarObrigada por teres participado.
Bj
Obrigada!! Espero participar para o ano novamente! Beijinhos!
EliminarQue receita encantadora!
ResponderEliminarObrigada!! Experimentem, é mesmo uma torta saborosa! Ah e pode fazer-se com leite de soja... Também estive 2 anos sem comer/beber lacticínios e fazia-a com leite de soja light de uma marca conhecida ( ;-) ) que tem sabor a baunilha e ficava muito muito boa!
Eliminar