Quadrados de limão


Provar e repetir.
Causa agrado a qualquer cozinheiro. Em qualquer parte do mundo. Há até povos em que é uma ofensa se não se repetir, e que só assim é que o chefe da casa sabe se os convidados gostaram da refeição!
Por cá o cenário é diferente. Ninguém se ofende com a quantidade que se põe no prato ou se este é cheio uma, duas ou três vezes. Na verdade, comer um pedaço de bolo ou um prato de refeição e não repetir não quer dizer que a pessoa não tenha gostado, mas muitas vezes significa apenas que servimos a dose certa e que o nosso convidado ficou satisfeito (ao contrário do temível copo de água depois de uma fatia de bolo que quase sempre me indica que o fiz demasiado doce...)! 

Mas quando a nossa sogra, de dieta, come um belo quadrado de bolo de limão e retira outro de seguida porque estava mesmo muito bom, é o regalo de qualquer doceiro não é??? :) 

Façam um café e provem comigo uns quadrados de limão!


Quadrados de limão
Inspirado nesta receita do blog Palavras que enchem a barriga, embora tenha modificado bastante os ingredientes (ainda não foi desta que tive coragem de fazer um bolo com mais de 100g de gordura........)

Ingredientes
Para a base:
90g de creme vegetal
200g de açúcar amarelo 
275g de farinha com fermento
1 ovo
50ml leite magro
Para o recheio:
4 ovos
80 g de farinha com fermento
300g de açúcar branco
4 limões (sumo dos 4 e raspa de 1)
Açúcar em pó para polvilhar


Preparação
Aqueça o forno a 170ºC.
Misture com a batedeira os ingredientes da base, reservando a farinha para o final (esta envolve-se apenas na velocidade menor e o menor tempo possível). Coloque esta mistura numa forma coberta com papel vegetal e untada com manteiga e farinha e leve ao forno durante 25 minutos.
(Entretanto lavei a loiça e fiz o recheio)
Para fazer o recheio basta misturar os ingredientes acima. Deite em cima da mistura que havia ido ao forno decorridos os 25 minutos e coloque no forno até estar tudo cozinhado (no meu caso foram mais 40 minutos). Depois de cozinhado e desenformado, deixe arrefecer e polvilhe com açúcar em pó a gosto.

Servido a acompanhar um café, com a sogra, com amigos ou sozinho em segredo (se está a fazer dieta!).

Beijinhos e boa semana!
Raquel

16 comentários:

  1. Eu também fico muito mais feliz, quando o repetem, ou demonstram que adoraram! Acho que acontece com todos os que tem prazer em cozinhar.
    Esses quadradinhos já sorriram para mim no blog da Joana, mas foi precisamente devido à questão da gordura que continuaram em stand-by, por isso estás a ver como adorei muito as alterações que fizeste? A experimentar sem dúvida!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que bom!! Bem eu não sei como ficaram os da Joana (embora pela descrição eu diria que deviam estar divinais), mas estes também funcionaram muito bem!! Beijinhos e obrigada!

      Eliminar
  2. Estão com um aspecto delicioso, parecem bolinhos :D Deste-me imensa vontade de comer lemon bars agora :D Muito obrigada pela referência e ainda bem que gostaste ;)

    Beijinhos :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois o mal de ter alterado a receita é que perdi o crocante da parte de baixo e fiquei com uns bolinhos... Mas não faz mal, ficaram deliciosos na mesma! Há anos que não fazia bolos com limão, mas a ver a descrição que estava no blog não resisti... E ficou mesmo bem :)

      Eliminar
  3. Respostas
    1. Obrigada!! São muito bons e rápidos (de fazer... e mais ainda de comer!!). Se forem corajosos, experimentem também a original! :)

      Eliminar
  4. parecem de facto uma tentação!
    beijinhos,
    http://sudelicia.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  5. São mesmo deliciosas. Comecei a fazer a receita do blog da Joana. Mas vou experimentar esta receita.

    ResponderEliminar
  6. Hmmmm, bem bom! Já experimentaste de papaia? Fiz e gostei! Se quiseres, dá um saltinho ao meu blogue!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Papaia? Agora fiquei curiosa!!! É dos meus frutos preferidos... Vou investigar! Beijinhos

      Eliminar
  7. Estes quadradinhos de limão devem ser uma maravilha! :)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Para quem gosta de limão... são excelentes!

      Beijinhos

      Eliminar
  8. Devem ser tão bons!


    ______________________
    Ana Teles | Telita
    blog: Telita na Cozinha


    ResponderEliminar