O melhor bolo de amêndoa de sempre


Aniversários: gosto! Desde a preparação: escolher um presente, o que fazer nesse dia, o menu (quando envolve uma refeição) e o bolo! Gosto de pensar quem convidar, das surpresas que posso fazer ao aniversariante e tornar o seu dia mais especial. Muitas vezes até me custa esperar até ao dia e na noite anterior já estou a ligar ou a cantar os parabéns com um mini-bolo de pastelaria (só pra dar início às festividades...).
Excepção feita, claro, para o meu próprio aniversário. Só o facto de ser em Janeiro e estarmos todos cheios de bolos e de comidas, e de estar tanto frio quem nem apetece sair de casa é logo um ponto negativo... Depois, não sei como, o tempo acaba sempre por passar rápido demais para eu preparar alguma coisa. Houve até um ano em que me esqueci do bolo..!
Para contrariar, este ano, tentei reunir as minhas pessoas e fazer alguns petiscos. Foram os Pasteis de Nata, um Caril de frango, uma Pavlova, e o Bolo de anos, idealizado nesse mesmo dia, que se revelou num dos melhores bolos de amêndoa que já comi.
Tinha feito uma pesquisa na internet no dia antes, armada em esquisitinha, não gostei de nenhum. Vi um bolo que tinha uma crosta tipo crumble e comecei a magicar. Lembrei-me que tinha num caderninho uma receita de bolo de noz que gosto muito e há muito tempo que não faço - e se substituísse a noz por amêndoa? Um pouco de doce de ovos como recheio e natas, ficavam também muito bem, e assim nasceu mais uma receita na minha cozinha!
Parti a primeira fatia a medo (nunca se testam receitas quando há convidados!!!), mas à medida que ia distribuindo foram surgindo alguns elogios, que eu entendi quando provei. Ficou mesmo delicioso: húmido, guloso e crocante! Acabei por tirar as fotografias já com o bolo na mesa e sem grande produção, porque não estava nada à espera que o bolo nos surpreendesse a todos. Definitivamente a repetir, muitas vezes!


Bolo de Amêndoa (com crumble, doce de ovos e chantilly)
Pode parecer difícil mas é um bolo que se faz numa hora, sem muito trabalho e sem sujar muita loiça. Experimentem!

Ingredientes 
Para o bolo:
200g açúcar
80g creme vegetal
150g amêndoa pelada
100g farinha com fermento
5 ovos
1 colher de café de fermento

Para o crumble
100g amêndoa pelada
2 colheres de sopa de creme vegetal
2 colheres de sopa de açúcar
2 colheres de sopa de farinha

Para o chantilly
200ml de natas com 35% gordura
2 colheres de sopa de açúcar

Para o doce de ovos
6 gemas
6 colheres de sopa de açúcar
6 colheres de sopa de água

Para a calda
1 copo de água
1 colher de sopa de açúcar


Preparação 
Aqueça o forno a 180ºC e forre uma forma redonda com papel vegetal. Costumo cobrir o papel vegetal com manteiga e polvilhar com farinha para que o bolo solte melhor.
Deite no copo da picadora o miolo de amêndoa, farinha e fermento e deixe triturar bem. 
À parte, bata o açúcar com o creme vegetal, adicionando depois as gemas. Noutro recipiente bata as claras em castelo. Adicione à mistura do creme vegetal a farinha e as claras, alternadamente.
Verta a mistura na forma untada e leve ao forno durante cerca de 40 minutos.

Enquanto o bolo coze, prepare os recheios. Coloque novamente no copo da picadora os 100g de amêndoa do crumble, manteiga, farinha e açúcar. Pique apenas grosseiramente e reserve.

Numa frigideira pequena, leve ao lume a água e o açúcar do doce de ovos até obter ponto pérola. Deixe arrefecer. Separe as gemas das claras (reserve para umas farófias ou suspiros!) e bata as gemas para as rebentar. Reserve.

Bata as natas do chantilly e adicione as duas colheres de açúcar. Reserve no frio.

Leve o copo de água da calda ao micro-ondas, com o açúcar, durante 50 segundos, para que a água amorne e o açúcar dissolva.

Entretanto o bolo deve estar a meio da cozedura. Se já passaram pelo menos 20 minutos, pode retirar o bolo (não deixe a porta do forno aberta muito tempo) e espalhar o crumble por cima. Coloque o bolo novamente no forno para terminar a cozedura.

Vai sobrar agora um pouquinho de tempo para arrumar a cozinha... Aproveite!!!

Quando o bolo estiver cozido, retire e deixe arrefecer um pouco fora da forma (o crumble tem de ficar sempre para cima). Corte o bolo ao meio e molhe a parte de baixo com a calda com a ajuda de uma colher de sopa (não vai ser preciso usar a água toda, a ideia é apenas que fique húmido).

Se a calda do doce de ovos já está morna, adicione as gemas e mexa. Leve novamente ao lume para engrossar e recheie o bolo. Volte a colocar o topo do bolo.

Agora só falta adicionar o chantilly em cima! Isto pode ser feito com o saco de pasteleiro ou simplesmente à colherada, que foi como fiz, porque gosto do "look" rústico. O único pormenor importante é que o chantilly deve ser colocado imediatamente antes de servir, para que o crumble fique bem crocante. No entanto, no dia seguinte, 24 horas depois de estar coberto com chantilly, o meu crumble ainda estava rijinho.


Sei que a descrição parece cansativa, mas é um bolo até bastante simples... e é óptimo! Vale a pena sair de casa com este frio e vir comemorar com uma sobremesa destas!

Experimentem... e bom apetite!!!

Raquel

4 comentários:

  1. Gosto muito da ideia do crumble, deve dar um toque bem especial :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, dá um crocante guloso que ninguém estava à espera. Experimenta! Beijinhos :)

      Eliminar
  2. Bolo de amêndoa... talvez o meu preferido! E este com o crocante do crumble, yummmmmy!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada! Experimente e depois diga-me o que achou... Mas acho que vai gostar :)

      Eliminar