Simplesmente Laranjas com Moscatel


À volta do quintal há um campo com amendoeiras, oliveiras (muito bem aproveitadas pela minha prima Carolina), um marmeleiro, uma figueira e algumas tangerineiras. Um dia destes a cheguei a casa e dei-me conta que as amendoeiras estão em flor. São pintalgados cor-de-rosa por entre verde tímido e o castanho seco de ramos vazios.


Finalmente a Primavera já espreita! As andorinhas ainda não chegaram e a figueira não tem rebentos. Baloiça apenas um figo preto negro e esquecido pelos passarinhos que petiscaram os últimos figos doces do ano passado... Mas os dias já são maiores, as noites não são tão frias e o sol da hora do almoço já aquece e arrepia a espinha quando se bebe um cafezinho na rua.
Mas voltando às laranjas e às laranjeiras a tombar de cheias que encontramos pelos campos. Há uma sobremesa saudável de fruta, que não demora nada a fazer e faz um figurão, cujo ingrediente principal é, nem mais, a laranja. Nem tem grande receita, porque as quantidades são todas a olho e ao gosto do chef aí de casa. É simples e bonita, enfeitada de anis, para ser degustada a dois, a meia luz ao som do "She loves you" da Rita Lee (vá desliguem lá a luz, ponham a música no Spotify ou no Grooveshark e digam lá se não vos parece bem?).



 Laranjas com Moscatel
(se fizerem com alguma antecedência os sabores da canela e do anis ficam melhores)

Ingredientes (as quantidades são todas q.b.)
Laranjas, usei descascadas mas pode ser com casca
Moscatel de Setúbal
Açúcar amarelo
Canela em pó
Uma estrela de anis

Preparação
Cortar as laranjas em rodelas e dispor num prato que aguente algum líquido. Regar com o moscatel, e polvilhar com o açúcar e canela. Enfeitar com uma estrela de anis. Vai ao frio até servir.


Nota
As orquídeas também estão a querer dar flor! Que bom!

  

Bom apetite!
Raquel


0 comentários: