Quando as coisas não correm como gostaríamos...


Há dias em que as coisas não correm como gostaríamos...
A ideia de um aniversário "virtual" parece-me sempre boa para experimentar receitas novas. Posso fazer algo mais elaborado sem comprometer convidados reais, caso a coisa não corra muito bem. Este mês houve aniversário no blog Telita na cozinha e apesar de só ter tomado conhecimento há pouco tempo, resolvi aproveitar a oportunidade. 
Por coincidência, tinha visto noutro blog uma receita de bolo de chocolate que me pareceu D-E-L-I-C-I-O-S-O! E pronto... quem é que não gosta de chocolate? Não sou eu obivamente!!!


Um pormenor que deve ter contribuído para eu ter achado que a coisa não tinha corrido bem, foi não ter tido tempo de ir ao supermercado... O dia foi longo e entre fazer o jantar e entradas e outras coisas que há sempre para fazer por casa, não deu. E não tinha mesmo vinho do Porto...


Mas, haviam cá uns licores bons: um de ginja, outro de canela, e resolvi fazer um mix, um na massa e outro na cobertura. Pareceu-me bem e... mãos à obra!
Acabei por decorar com arandos e com paus de canela porque achei que era mais dentro do tema dos licores usados. Ficou cá com um aspecto!!!! Puz a mesa e não me esqueci de pôr uma velinha para a aniversariante. E pronto, como a aniversariante não apareceu para provar, provaram os moradores cá de casa!
O bolo ainda estava quente e na altura achei que tinha ficado apenas.... mais ou menos. Fiquei mesmo desanimada e até decidi não colocar aqui a receita. Não queria que o meu blog tivesse receitas "mais ou menos"! O Marco até não desgostou, mas pareceu-me ter um sabor muito forte a chocolate e também demasiado a álcool...


No dia seguinte, levei o bolo (menos as duas fatias da noite anterior) para a casa da minha mãe. Na casa da minha mãe, ao fim de semana, há reunião da família após o almoço. Primos e tios reúnem-se connosco, e os filhos também retornam com os seus à casa da mãe. Vamos todos beber o cafezinho e por a conversa em dia, o que geralmente acaba lá para meio da tarde.
Ainda antes de entrar ouvi um piropo da janela. A minha mãe também disse logo que o bolo tinha cá um aspecto... Fui avisando uns e outros que tinha provado no dia anterior e que estava péssimo (o drama!).
Entretanto fui trabalhar, porque também trabalho ao sábado. Cheguei eram já 14h para almoçar a correr e voltar ao trabalho e já estavam lá todos... menos metade do bolo! Adoraram todos! O gosto a licor, o húmido que fica, o intenso do cacau, "é dos melhores bolos de chocolate que tens experimentado". Hmmmmmmmmmmmmmmmmmmm.... Achei estranho e provei novamente.


Estão mesmo a ver o que aconteceu não estão?? Estava o máximo!!!! Desapareceu num instante, toda a gente adorou. Parece que é daqueles bolos que precisam de esperar um bocadinho, sabem como é? Precisa também de arrefecer e isso fez toda a diferença para evaporar o álcool. Então, posto isto, e após reclamações várias, deixo a receita abaixo... A original e a minha versão, se bem que continuo a achar que na massa o vinho do Porto deve ficar bastante melhor (se tiverem tempo de ir ao supermercado...).

Para ser diferente vou chamar-lhe:
Bolo de chocolate dois licores
(do blog "O que há para jantar?")

Ingredientes (não, não leva mesmo ovos!)
360g de farinha de trigo (usei com fermento)
60g de cacau (usei magro)
2 colheres de chá de bicarbonato de sódio
1/2 colher de chá de sal
225g de açúcar mascavado
160ml de óleo vegetal (usei 100ml)
420ml de leite
60ml de vinho do Porto (usei Licor de canela)
2 colheres de sopa de vinagre de maçã (usei de framboesa)

Para a ganache de chocolate
120ml de leite
1 colher de sopa de vinho do Porto (usei Licor de ginja)
150g de chocolate para culinária
avelãs para decorar (usei arandos)

Usei também 1 copo de água com 1 colher de sopa de açúcar para molhar o bolo depois de sair do forno.


Preparação
Ligue o forno a 180ºC e unte uma forma redonda. Junte a farinha, o açúcar, o sal, o cacau e o bicarbonato numa tigela e misture. À parte misture o óleo, leite e o vinho do Porto (ou o licor de canela). Misture lentamente os líquidos com os secos até obter uma mistura homogénea. Junte o vinagre e mexa rapidamente. 
Coloque a mistura na forma e leve ao forno cerca de 50 minutos.

Findo este tempo, retire da forma e regue o bolo com a água morna com açúcar.

Prepare o ganache: derreta em banho-maria o chocolate partido e misture-lhe o leite e o vinho do Porto (ou Licor de ginja - aqui fica mesmo bem, parece Mon Cherry!). Mexa até obter uma cobertura cremosa. Espalhe por cima do bolo e decore com avelãs ou, se usar o licor de ginja, com arandos.

Bom apetite e beijinhos!
Raquel



4 comentários:

  1. Claro que serás bem recebida, Raquel! :)

    Obrigada pela lembrança!
    Beijitos*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ana, após ter levado o bolo para a casa da minha mãe e dos provadores da família (pais, irmão, primos, tios) terem feito a degustação oficial, parece que só quem não aprovou o bolo a 100% fui eu.... ontem! Porque hoje ficou mais apuradinho e não é que está mesmo bom?... Agora expliquem-me porque é que entrei em parafuso ontem para nada??? :P A minha mãe então ficou fã da receita. Assim que possa vou editar o post e parece que já "levo bolo" à festa!

      Eliminar
  2. Sabes que a avó de um amigo meu dizia sempre que os bolos são melhores no dia a seguir! ;-) As avós é que sabem!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A minha mãe também tem essa teoria! Acho que é porque os líquidos entranham melhor e os bolos ficam mais frescos :) No caso deste fez definitivamente a diferença.

      Beijinhos

      Eliminar