Rotolo de abóbora e espinafres (... ou Lasanha de abóbora e espinafres)


7 de Janeiro foi dia de desastre na cozinha. Pois é, acontece por todo o lado e aqui não é diferente...
Tinha visto a receita no Clavel's cook, e andava à espera que a minha sogra trouxesse do campo abóbora e espinafres fresquinhos para avançar. Até já tinha comprado a massa de lasanha fresca!
A ideia era fazer aquelas rosas lindíssimas de lasanha que quem já comprou o livro do Jamie Oliver ou já seguiu o link acima já conhece... e até nem me estava a correr nada mal! A receita ia a meio e eu estava a sentir-me um ás na cozinha (aroma de tomilho a encher a casa, cores vibrantes ao lume, que beleza!). 
A certa altura a receita dizia "molhar a massa e rechear, trabalhando rapidamente para não secar". Hmmm... pensei cá comigo: "com cores tão bonitas, até merece uma fotografia para o blog, e só um bocadinho de pausa não deve secar assim tanto a massa..." e click:


ERRO! Seria lindissimo, não fosse a massa ter secado mesmo e o primeiro rolo se ter partido todo... Grrrr. Tentando outra vez, trabalhei mais rápido, e consegui um rolo. Uff! O rolo era um bocado tosco mas vá, cortei ao meio e... puf partido em três (e agora?). Acabei por partir a massa longitudinalmente antes de enrolar para evitar este risco, mas os próximos rolos abriam depois de colocados no molho de tomate... (!!!) Tinha de salvar o jantar!!!! A solução foi esquecer as rosas e virá-las horizontalmente. O resultado não devia ser muito diferente a nível de sabor (é mesmo muito bom...)... Não ficou tão bonito, mas depois de gratinado ficou assim:


E a fome era tanta que só me lembrei de tirar esta foto quando estávamos de barriguinha cheia!
A quem quiser repetir, deixo a receita como fiz. É mesmo muito bom, só que não ficou tão bonito... Ainda assim, acho que o aspecto ficou... apetecível!

"Lasanha" de abóbora e espinafres
Fiz algumas adaptações à receita original, por necessidade prática...

Ingredientes (serve 4)
1 fatia de abóbora (usei cerca de 1/8 de uma abóbora bem grande)
1 cebola
azeite, sal, pimenta e noz moscada q.b.
sumo de 1 limão
1 colher de chá de tomilho seco
espinafres frescos (usei o equivalente a 2 sacos de supermercado)
2 dentes de alho
500ml de polpa de tomate
1 embalagem de lasanha fresca (usei Continente)
1 colher de sopa de açúcar branco
2 embalagens de queijo mozarella ralado

Preparação

Pré-aqueça o forno a 180ºC e coloque dentro a abóbora, temperada com sumo de limão, sal, pimenta, noz-moscada e azeite (fica cerca de 20 minutos).
Enquanto a abóbora assa, descasque a cebola, pique-a grosseiramente, e leve-a a alourar com um fio de azeite, o tomilho, sal e pimenta. Junte os espinafres, cubra com uma tampa e deixe ferver em lume brando mais 15 minutos ou até o líquido evaporar, e retire do lume.
Entretanto a abóbora estará cozinhada. Retire do forno e raspe-a com um garfo, de modo a obter farripas finas.

Noutro tacho, aloure o alho em azeite. Junte a polpa do tomate, um pouco de água, sal, pimenta e açúcar a gosto e deixe cozinhar cerca de 3 a 5 minutos. Transfira este molho para uma assadeira bonita.

Numa superfície limpa, disponha as folhas de massa fresca, e corte-as longitudinalmente em 2. Pincele cada metade com água e recheie com a abóbora, espinafres e o queijo. Enrole as folhas e coloque-as, horizontalmente (ou na vertical, se tiver mais jeito para isso!), no molho do tomate. Repita o procedimento com as outras folhas de lasanha.

Quando tiver terminado, polvilhe abundantemente com queijo ralado, e leve ao forno durante cerca de 30 minutos ou até estar gratinado. Sirva com uma salada verde.

Fica delicioso.


Bom apeteite!
Raquel



4 comentários:

  1. Olá querida!
    Olha, honestamente não sei bem porque é que isso aconteceu. Já fiz 3 vezes esta receita e sempre consegui moldar bem os rolinhos e colocá-los em pé... Eu usei a massa fresca da milaneza... é a que gosto mais e é a mais fácil de moldar. Terá sido pela qualidade?
    Bem... de qualquer forma, com ou sem os rolinhos está super apetitosa esta "lasanha". E o sabor deve ter ficado divinal na mesma! :)
    Um beijinho grande e obrigada por partilhares comigo esta tua experiência! :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, ficou mesmo boa. Ainda consegui que sobrasse um bocadinho para o almoço de hoje e continuava divinal. Não vou desistir e para a próxima experimento com massa milanezza... E se não resultar outra vez não faz mal, ficam os rolos deitados que é bom na mesma! Beijinhos

      Eliminar
  2. Publiquei hoje a minha versão desta receita! Usei massa seca, de pacote, em vez de massa fresca, e cozi-a alguns minutos para conseguir enrolá-la como deve ser... mas também se partiu um ou outro rolo... :-D
    http://cozinharsemlactose.blogspot.pt/2014/03/rotolo-de-beringelas-com-espinafres.html

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois eu depois de receber o livro pelo meu aniversário (ehehheheheh :D) percebi qual foi o meu erro: o recheio tinha de ser espalhado por toda a massa e não só no centro. É o recheio que funciona como "cola". De qualquer das formas a receita é mesmo boa e funciona com quaisquer vegetais e fica sempre linda não é?? :) Beijinhos

      Eliminar