Tarte gelada de Oreo e caramelo - para celebrar a azelhice


Vocês não vão acreditar, mas fiz ontem uma tarte gelada (maravilhosa) para dois desafios que já tinham acabado. Simplesmente não me dei conta!!! Não percebo como é que fiz confusão, até porque me considero uma pessoa bastante organizada, mas... enfim, aconteceu. 
A parte boa disto tudo, é que a tarte ficou fantástica... Convidámos a vizinhança e comemos ainda antes de soarem as badaladas da meia noite. Tem uma fina camada de bolacha Oreo (este era um dos desafios, lançado na própria página de Facebook da marca), que era depois coberta por uma generosa camada de gelado de baunilha e caramelo, e com topping de morangos frescos e doces (um toque de vermelho para o desafio super-expirado do aniversário do blog Doces em casa - este acabou em 20 de Fevereiro e eu a pensar que era 20 de Abril......!!!), chocolate quente derretido e folhas de menta chocolate, do meu próprio vaso!
O contraste de texturas também é interessante: a bolacha fica rija, tipo massa de tarte, com o gelado cremoso e frio, os morangos suaves, o chocolate que depois ficou crocante e as folhas de menta - não sei se estou a conseguir explicar o delicioso que estava!...
E outra nota muito positiva desta participação "super fora de tempo" é que, se comprarem o gelado, faz-se num piscar de olhos :)
Então vamos à receita:


Tarte gelada de Oreo e caramelo

Ingredientes
220g de bolachas Oreo
900g de gelado de baunilha e caramelo - usei Carte d'Or
200g de morangos frescos
150g de chocolate de culinária
folhas de menta chocolate para decorar

Preparação
Retire o gelado do congelador para ir amolecendo. Forre o fundo de uma forma com aro com papel vegetal.
Triture as bolachas na picadora. Junte-lhes 4 colheres de sopa do gelado e misture até obter um género de massa. Utilize-a para forrar o fundo da forma, e por cima disponha o gelado. Para alisar a parte de cima do gelado, utilize um recipiente com água quente onde possa molhar uma colher ocasionalmente e evitar que se cole ao gelado. Leve ao congelador até ao momento de servir.
Antes de servir, derreta o chocolate em banho maria ou no micro-ondas (em pequenos intervalos de 15-20 segundos, para não queimar). Lave também os morangos e corte alguns deles em metades.
Desenforme o gelado e decore o topo com os morangos, o chocolate derretido e as folhas de menta chocolate... e derreta-se com esta tentação!!

Toca a esquecer a dieta por um dia!! Vale a pena!

Beijinhos,
Raquel

8 comentários:

  1. Esse género de confusões é a minha praia, mas eu sou mesmo um pouco desorganizada e a minha memória é horrível, por isso ando sempre a trocar tudo :)
    Essa tarte, ou melhor, bomba calórica, deve ser mesmo uma deliciosa tentação, e ainda por cima tão simples. Não é boa para dietas, mas é perfeita para os dias quentes, seguida de uma boa caminhada para sossegar a consciência :)
    Beijinhos e bom fim de semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois, é uma bomba mesmo... Mas um dia não são dias e desde que não se façam asneiras destas sempre a dieta não se estraga :) Além disso faz bem à alma!!

      Beijinhos

      Eliminar
  2. Que bom aspeto Raquel!!!! Já "reservava" uma fatia dessas para a minha sobremesa desta noite ;)
    Beijinhos *
    Vânia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Com o chegar dos dias quente eu também vou suspirar por ela muitas vezes...

      Beijinhos

      Eliminar
  3. Raquel,

    É verdade que o desafio esta super-expirado :D, mas não te martirizes. A tua tarte valeu bem a pena, fosse qual fosse o motivo.
    E não precisas de explicar muito porque vendo a foto e lendo os ingredientes eu já estou a imaginar os imensos e deliciosos contrastes de sabores e texturas. Só coisinhas boas que eu adoro e, ainda por cima, está linda! :)
    Em qualquer caso, obrigada pelo teu gesto em publicares e teres mencionado na mesma o passatempo. Gostaria de ter contado com esta participação, mas infelizmente, como sabes, não me é possível! ;) Talvez para o próximo aniversário faça de novo com outra cor :D

    Beijoca,

    Aida

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Aida, para a próxima vai correr-me melhor e tenho a certeza que vou chegar a horas... Assim sendo serviu de pretexto para comer esta bela tarte... O que também não foi nada mau! :P

      Beijinhos!

      Eliminar
  4. Raquel esta tarte ficou fantástica!!! Adorei a sugestão ;) Beijinho

    Recanto com Tempero
    http://recantocomtempero.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ana, obrigada pela visita e ainda bem que gostaste! Cheia de morangos e muito fresca, não é??

      Beijinhos!

      Eliminar