Bolo de laranja e côco... para celebrar um friozinho no estômago :)

Após uma pequena pausa (estas duas semanas pareceram meses!!!) estou de volta ao meu querido blog e que saudades eu tinha!!! Mas o motivo da ausência foi bom... muito bom... embora eu espere conseguir chegar para tudo (blog incluído) nos próximos 2 meses e não ficar tão afastada outra vez...


Então vamos lá quebrar o suspense...!! Aposto que após o meu último post toda a gente ficou a pensar que eu estaria grávida... Ehehe! Minha culpa!!! Pois na verdade não estou, e embora constituir família seja um sonho que espero que não demore muito a concretizar, o rebento que aí vem ainda não é o meu.... Mas não é por isso que não tenho boas notícias!

Há cerca de duas semanas, eu e o Marco, chamámos os nossos pais e irmãos a beber café lá em casa. De manhã tinha feito este bolo e reservámos um bom Moscatel para servir. A casa não é grande e não costumamos receber tanta gente ao mesmo tempo porque as pessoas são difíceis de arrumar, mas desta vez a ocasião pedia que dessemos a boa notícia a todos ao mesmo tempo... Pois é, vamos finalmente casar!!! E vai ser já daqui a 2 meses, dia 17 de Agosto!!

Para muitos de vós, bem como para alguns dos meus amigos, o casamento de duas pessoas que já vivem juntas há quase 3 anos parece um acontecimento menor do que para duas pessoas que vão iniciar a sua vida como casal. Para mim, a importância é a mesma e é MUITA!!! Desde esse dia que ando especialmente nervosa e emocionada (bom, não tanto como a minha mãe, mas de certeza que mais que uma boa percentagem das pessoas do nosso planeta!!). Só de pensar nas músicas da cerimónia fico com a lagrimazinha no canto do olho! E ainda por cima, faltam apenas dois meses para o nosso dia super especial (dia do nosso casamento, dia de anos do Marco, dia de anos do pai dele, aniversário de namoro... é mesmo uma data especial), e isto significa que estou a organizar tudo a correr... a correr em sprint!!! Felizmente tenho tido uma boa ajuda, o que prova que também é nos momentos felizes que vemos quem são os nossos bons amigos...

Bom, mas tentando deixar o entusiasmo de lado, e porque isto é um blog de receitas, deixo-vos a receita do pão de ló de laranja e côco, da Susana Gomes que adoro, e por isso foi o escolhido para celebrara a ocasião. O bolo é fresco e húmido e desaparece num instante. Poderia bem ter feito 2 receitas nessa noite e teria sido tudo comido até ao fim. Vale a pena ligar o forno neste calor para um bolinho destes.


Pão de ló de laranja e côco
Adaptado do blog No soup for you

Ingredientes
3 ovos
180g de açúcar branco
Sumo de 1 laranja
Raspa de ½ laranja
210g de farinha com fermento
1 colher sobremesa de fermento

Para a calda:
1 chávena chá (240ml) de sumo de laranja (reserve uma casca para decoração)
2 a 4 colheres sopa de açúcar, de acordo com a acidez da laranja (usei 2)
Coco ralado para polvilhar

Preparação:
Ligue o forno a 180ºC. Unte uma forma redonda com manteiga e cubra com papel vegetal.
Peneire a farinha junto com o fermento e reserve. Noutra tigela, bata os ovos com o açúcar e a raspa de laranja até triplicarem de volume. Acrescente a esta mistura a farinha, aos poucos, intervalando com o sumo de laranja.
Verta a massa na forma e leve ao forno durante cerca de 20 minutos ou até passar no teste do palito.

Entretanto, prepare a calda e a decoração: descasque uma laranja de forma a que a casca saia inteira e não tenha muita parte branca, e deixe-a demolhar em água (vá mudando a água a cada meia hora ou a cada hora). Utilize essa laranja para obter parte do sumo necessário à calda.

Leve o sumo de laranja ao lume, com o açúcar até dissolver.

Depois do bolo desenformado e arrefecido, fure-o com um palito e humedeça-o com a calda, lentamente, de modo a que toda a calda seja absorvida. Polvilhe com o côco ralado e reserve no frio durante algumas horas para humedecer.

Sirva decorado com a casca de laranja, em forma de rosa.


Bom apetite! :D

[Sim só tirei duas fotos... Estava nervosa. Acho eu.]

11 comentários:

  1. Opá isto é difícil fazer o comentário....o outro ficou tão bonito e acho que não ficou!!!:((( acho que vou enviar o comentário por email que é mais seguro!!!

    ResponderEliminar
  2. Olá Raquel! Um grande beijinho de parabéns :) É mesmo uma fase da vida cheia de emoção e coração ao rubro: festejar o amor, seja em que fase da vida do casal isso aconteça, é sempre uma festa linda e emocionante.
    Fico tão feliz que tenhas escolhido este bolinho para anunciar a notícia a quem mais gostam.
    Um beijinho grande e bons preparativos!

    ResponderEliminar
  3. ah como ficou então vou tentar de novo, embora não fique igual de certeza!!! Disse eu anteriormente, vou fazê-lo quando os meus homens fizerem uma pausa da dieta!!! Quanto ao restante conteúdo desta tua publicação digo: espero que continues muito feliz e que o dia 17.8.14 seja a confirmação festiva do vosso amor. Paciência, compreensão, cumplicidade, honestidade e claro muito amor são o segredo para cozinhar um bom casamento....é natural que por vezes tenham uns azares: sal a mais, queimar o tacho, as natas que não montam e outros derivados, mas o que interessam é que os cozinheiros continuem a lutar pois assim garantidamente vão conseguir alcançar o grande objetivo: SER FELIZ. Que uma bonita família resulte do vosso amor e que sejam sempre a tampa e o tacho um do outro, pois o casamento é isso: funcionar bem a dois! Infelizmente não comparecerei como já sabes , mas nesse dia pensarei em ti e pedirei a Deus o mesmo que pedi para mim. Agora para finalizar e conselho de "gaja" velha que te adora: bons amigos não se vêm nos momentos felizes, nessas alturas há sempre quem apareça e nos ajude. É nos maus momentos que vemos os bons, naqueles momentos em que tudo nos corre mal, quando erramos, quando estamos aborrecidos, desanimados ou mesmo em situações extremas quando a desgraça nos cai em cima, os BONS amigos mantêm-se lá pois são os únicos que têm a bagagem para nos confortar, salvar, perdoar e gostar de nós com todos os "se" que houverem....esses miga querida são por norma: a mãe, o pai, o marido (espero) e se mais 2 ou 3 considera-te com sorte!. Continuação de boa culinária na cozinha e na vida é o que deseja a tua "ex" orientadora que te quer muito bem, e que já sabes estará sempre para ti...agora vai, deixa lá a cozinha por um pouco e vai tratar de convites, quintas, organização de mesas, vestidos, musicas, marcação de limpezas pele, manicure, lua de mel.....ahahaha boa sorte

    ResponderEliminar
  4. Parabéns! Desejo-te muita felicidade nesta nova etapa e que todos os teus sonhos se concretizem.
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  5. Desejo-te as maiores felicidades do mundo!
    E o bolo ficou uma delícia!

    ResponderEliminar
  6. Parabéns <3
    não há melhor forma de celebrar do que um bolo!

    ResponderEliminar
  7. Que notícia maravilhosa :) Muitos parabéns, Raquel! Independentemente do tempo que se viva junto, o casamento quando acontece é uma etapa muito bonita, um dia especial na vida para dar e receber muito amor. Desejo-vos as maiores felicidades do mundo, do coração! Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ups, que até me esqueci de dizer-te que também adoro esse bolo :)

      Eliminar
  8. Acontecimento menor? Mega festividade que aí se aproxima e que deixou o nosso condomínio todo animado :D And keep calm que tudo se faz e vai ser/ficar muito giro :)

    ResponderEliminar
  9. Ora Muitos Parabéns! :)
    Quando o acto do casamento é importante para as 2 pessoas, à que fazê-lo com todo o empenhamento e emoção. É mesmo assim.
    Já fazem uns bons anos que esse meu dia especial aconteceu, e recordo-o sempre como dos mais bonitos, intensos, únicos e infinitamente especiais da minha vida.
    Vai correr tudo muito bem! :)

    Bjinhos e Felicidades

    ResponderEliminar
  10. Já o tenho a refrescar no frio para o lanche de amanhã. Parece estar uma delícia!
    Quarta-feira sai no blog.
    Bjs

    ResponderEliminar