Quase uma Dorie: Tarte de morango e chocolate


O tempo passa a correr, e quando se tenta casar em 2 meses, ficamos com a sensação que o tempo tomou esteróides!! Aquele tempinho à noite de relaxo em frente à televisão acabou: agora é passado a escolher bouquets, fazer convites, pesquisar quintas e escolher músicas. E isto leva a um afastamento forçado do blog. 

Mas eu resisto.


Aqui e ali sobram 5 minutos de tempo que vão servindo para fazer as actividades de sempre. E, cheia de vontade de participar em mais um desafio das queridas cozinheiras Dorie às Sextas, andei a namorar a receita e a planear onde encaixá-la no meu super-horário da semana passada. Parecia fácil, era fresca (de morangos) e achei que conseguia fazê-la e acrescentar-lhe um toque meu de chocolate... A verdade é que acabei por lhe acrescentar bastantes alterações e fiz batota na base para conseguir fazê-la em meia hora. E como se não bastasse estou a publicar com um dia de atraso!! Mas não faz mal. UFA! Consegui, comi uma tarte maravilhosa, de lamber os dedos mesmo, e estive presente...! Agora é só tentar adiantar-me em 24 horas para a próxima!! 


Tarte de morango e chocolate
Inspirada na "La Palette's Strawberry Tart" da Dorie Greenspan

Ingredientes
1 base de massa quebrada fresca, de compra
feijão seco q.b. para cozinhar a massa
150g de chocolate para culinária
2 colheres de sopa de creme vegetal
2 colheres de sopa de açúcar branco
Doce de morango a gosto (usei cerca de 6 colheres de sopa de doce de morango baixo em açúcar)
200ml de natas frescas
3 colheres de sopa de açúcar branco
500g de morangos frescos
1 colher de chá de baunilha em pó (usei Zoe Vanille)
1 cálice do melhor vinho licoroso de sempre, SIVIPA
2 colheres de açúcar branco

Preparação
Ligue o forno a 180ºC. Estenda a massa quebrada sobre uma tarteira aproveitando o papel vegetal que vem com a embalagem, encha-a de feijão seco, para fazer peso (pode reutilizar este feijão depois) e leve-a a cozinhar durante cerca de 20-25minutos.
Entretanto, preparamos o recheio: lave e retire os pés aos morangos. Fatie todos, menos um e deixe-os marinar na baunilha, vinho licoroso e 2 colheres de sopa de açúcar. Bata as natas em chantilly, com outras 3 colheres de açúcar branco.
Quando retirar a base do forno, derreta o chocolate para culinária no micro-ondas, com o creme vegetal e as restantes 2 colheres de açúcar, em períodos de 15 segundos de cada vez, mexendo sempre, até obter um creme. Barre este creme directamente na tarte ainda quente e leve-a ao frio. 
Quando fresca, barre o doce de morango em cima da camada de chocolate e depois adicione as natas. Finalize com os morangos, colocando o morango inteiro no centro e os restantes à volta a decorar.

Sirva, acompanhada de uma família de gulosos, a um domingo depois de almoço, entre cafés e vinho licoroso até não haver mais e ter de fazer nova dose....

[Este post não foi patrocinado de forma alguma pela SIVIPA... Trata-se de uma opinião pessoal e gulosa de quem aprecia bons vinhos de Palmela, frescos, num domingo de Verão, e com moderação].


Beijinhos!
Raquel

4 comentários:

  1. Ficou linda e deliciosa a tua tarte!
    Vou guardar a receita para experimentar em breve.
    Bjs.

    ResponderEliminar
  2. Ficou tão linda eu adoro morangos e essa tarte era muito bem vinda agora mesmo...
    Boa semana
    bjs

    ResponderEliminar
  3. Acho que me vou inspirar nesta versão... (Infelizmente, o tempo tb não é muito para seguir as Dories...)

    ResponderEliminar