Convidei para jantar... o casal Jolie-Pitt!


O dia de S. Valentim este ano celebrou-se mais tarde, não porque foi Carnaval, mas porque decidimos festejá-lo a quatro, com um dos que quase foi o meu "ailaviu" de adolescente. Quase porque o meu "ailaviu" não era o homem em si, mas uma personagem por ele protagonizada: Joe Black. Assim, Convidei para jantar... o casal Jolie-Pitt!!!


Parece-me que o filme não teve grande impacto, e que não houve muita gente a ver... Afinal é apenas um romance no qual um dos envolvidos é... a morte. Joe Black é então o nome que a morte decidiu adoptar quando veio à Terra ver como isto era por cá, e pelo caminho levar consigo Bill um bilionário com os dias contados. Acontece que ao ficar hospedado na casa de Bill, Joe conhece Susan, a sua filha mais nova por quem se apaixona perdidamente. Curiosamente, Susan tinha tido um encontro casual com dono corpo em que a morte encarnou, dias antes, e acaba também por se apaixonar por Joe. Chegada a hora de partir e levar Bill, Joe está completamente decidido de que quer levar também Susan e ficar para sempre junto dela e comenta com Bill, que lhe pede que entenda que o verdadeiro amor é feito de honestidade e sacrifício. Joe entende então que deve deixar que Susan viva, e separar-se dela para sempre [nesta parte já eu estava em lágrimas]. Susan observa então Joe e Bill a afastarem-se. Pensámos, morreram ambos, e parece que ela também assim o pensa pela sua expressão enquanto observa aquela cena. Eis que Joe parece voltar atrás, embora confuso com... como chegou ali! A morte tinha "enviado de volta" o homem de cujo corpo se apoderou para ficar junto de Susan [altruista!!!]. Susan sorri, parece entender tudo o que se passou, e acolhe o rapaz.


Na altura fiquei fascinada como Joe tinha conseguido, por amor, esquecer a vontade de estar perto de Susan e decidido afastar-se, deixando-lhe aquele outro rapaz para que ela pudesse continuar a amar. Durante muito tempo este foi o meu filme preferido, e Joe, apesar de ser "a morte", um galã romântico.

Então para este S. Valentim, não podendo convidar os próprios Joe e a Susan, convidei um casal lindo, mais que perfeito, cheio de filhos, embaixadores de tudo, riquíssimos e fantásticos para jantarem em minha humilde casa. Servi um jantar de 3 pratos: entrada, principal e sobremesa, e parece-me que até gostaram. O maridão, esse gostou imenso, sobretudo da maravilhosa entrada e da sobremesa decadente. O prato principal não foi muito com ele porque era vegetariano (as visitas tinham dietas rigorosas!), mas comeu e raspou o prato.


Posso dizer-vos que ela é linda, mas ele não faz muito o meu género. Talvez seja por isso que casei com outra pessoa (Brad Pitt move on, Marco is in the house! :D)!

Vamos à comida então! Mas não se esqueçam de espreitar os outros "ailavius", para os quais o blog Anasbageri deu o mote.

Gambas exóticas
da revista Teleculinária nº1868

Esta entrada é fantástica, os sabores combinam perfeitamente e o picante nunca ficou tão bem num prato. Fica linda, e com aquele molhinho que dá para molhar o pão... Que delícia! Provem! Faz um vistaço.

Ingredientes (para 2 pessoas)
500g de gambas
meia manga madura
1 dente de alho
1dl de leite de côco
2 colheres de sopa de azeite
1 colher de sopa de coentros picados
1 colher de sobremesa de açúcar (usei amarelo)
meia malagueta fresca
sumo de meia lima (usei limão)
sal e pimenta q.b.

Preparação
Descasque as gambas deixando-lhes a ponta da cauda. Leve uma frigideira ao lume com azeite, o dente de alho picado e as gambas e deixe cozinhar. Depois de fritas, reserve as gambas.
Na mesma frigideira, adicione então a manga cortada em cubos pequenos e a malagueta picada, deixando cozinhar até a manga ficar mole. 
Adicione então o leite do côco, açúcar, limão ou lima, sal e pimenta, e deixe ferver. Volte a adicionar as gambas, envolva, e sirva polvilhado com os coentros frescos.


Lasanha vegetariana [versão abóbora, espinafres, cogumelos e tomate] 
inspirada no blog "Nem acredito que é saudável"

É uma boa receita de lasanha vegetariana (não são todas?), mas para uma próxima vez, pessoalmente, retirava-lhe o tomate, e uma vez que fui eu que decidi adicioná-lo, vão por mim! Eheh!



Ingredientes
6 folhas de lasanha
meia abóbora assada 
175g de queijo ricota
100g de espinafres frescos
100g de cogumelos marrom
2 dentes de alho
1 tomate 
molho bechamél e queijo mozarella ralado a gosto
azeite, sal, pimenta e orégãos q.b.

Preparação
Comecei por assar a abóbora no forno o que demorou cerca de 45 minutos a 180ºC. Quando estava quase pronta, coloquei numa frigideira o azeite, alhos picados, cogumelos laminados, sal, pimenta e orégãos e tapei com a tampa, deixando cozinhar. Depois foi só montar a lasanha no pirex: untei a forma com creme vegetal e coloquei 2 folhas de lasanha. Por cima, a abóbora assada e desfeita, espinafres e queijo ricota. Mais duas folhas de lasanha. Depois os cogumelos e o tomate partido. Finalmente as últimas duas folhas de lasanha. Fiz um molho bechamél rapidamente e a olho (que as visitas estavam a chegar!) e coloquei em cima. Polvilhei com queijo mozarella e foi ao forno a 180ºC durante cerca de 30 minutos para gratinar. Acompanhei com salada de rúcula e tomate.


Brownies de caramelo e amendoim
inspirado no blog "Technicolor Kitchen"

Estes Brownies são tão bons! Húmidos por dentro, crocantes por fora (e nos amendoins!) e com aquela combinação perfeita entre o doce e o salgado quando se encontra um bocadinho de amendoim e caramelo! A repetir: com morangos, com gelado, polvilhados com açúcar, ou mesmo assim simples, sem sequer dar tempo de arrefecer...


Ingredientes (1 cup = 1 chávena de 250ml)
200g de chocolate para culinária com 75% cacau
3/4 cup de creme vegetal
4 ovos
2/3 cup de açúcar branco
2/3 cup de açúcar amarelo
2 colheres de chá de extracto de baunilha
1 colher de café de sal fino
1 cup + 2 colheres de sopa de farinha de trigo sem fermento
10 mini chocolates com caramelo e amendoim (usei da marca Continente)

Preparação
Pré-aqueça o forno a 180ºC. Unte com manteiga uma forma com 20 X 30 cm , forre-a com papel vegetal, unte novamente o papel vegetal e polvilhe com farinha.
Derreta o chocolate e a manteiga em banho-maria até obter uma mistura homogénea. Reserve.
À parte, bata os ovos, açúcares, baunilha e sal com uma vara de arames. Acrescente a mistura de chocolate e finalmente a farinha.
Pique grosseiramente os chocolates e envolva-os na mistura.
Verta a massa na forma e leve ao forno durante cerca de 30 minutos, ou até que a massa esteja firme e ao teste do palito, obtenha uma massa cozinhada mas húmida. Retire do forno e deixe arrefecer na forma.
Retire da forma, corte em quadrados e sirva com morangos, polvilhados com açúcar, com gelado, ou mesmo assim simples!



Feliz S. Valentim atrasado!
Beijinhos,
Raquel

4 comentários:

  1. Raquel, já me vës? Que bonito teu post! Podias ter-nos também convidado para um triple date!! Muito obrigada por teres participado e pelo cuidado das tuas receitas e história, de verdade, um encanto.
    beijinhos
    Ana

    ResponderEliminar
  2. Que bela ementa!
    Já me fazia de convidada!

    ResponderEliminar
  3. Tomara o casalinho ter uma refeição tão especial quanto esta! Foi uma escolha perfeita!

    ResponderEliminar
  4. Que linda postagem! Com certeza quem saboreou se sentiu uma verdadeira "estrela"! Parabéns! Beijinhos!

    ResponderEliminar