Semi-frio de morango

 
No domingo passámos o dia a entregar convites de casamento. Tinhamo-nos deitado tarde no dia anterior por causa do último dia de CPM, de onde viemos mais ricos de experiências e de amigos, e por isso só acordámos só por volta da hora de almoço. Depois de almoço foi acabar os preparativos e metermo-nos a caminho!
O dia foi passado na casa de uns e de outros, em visitas mais ou menos demoradas, de onde vim com o coração cheio. Bolas, podia fazer isto o resto da vida! Conversas prazeirosas, gente que nos recebe de braços abertos e nos convida a sentar e a ficar [com todo o gosto!], a beber um café, provar um gelado [e assim a árdua tarefa de caber no vestido de noiva se torna um bocadinho mais difícil!] e meter os assuntos em dia. Temos muita gente boa na nossa vida! 
... E assim o casamento [que ainda não foi] começa já a ser uma experiência mais positiva do que esperava. Os assuntos que já discutimos tornam-nos mais fortes como casal, o planeamento do dia e da lua-de-mel torna-nos mais sonhadores, a envolvência daqueles que amamos torna-nos mais ricos...

Ah pois vamos!! :D

E é neste mar de coisas boas e lamechice que trago um doce fresquinho, de tão bom que no Inverno compro morangos congelados de propósito para o fazer. A minha mãe acena em tom de aprovação e diz "é um bom doce para o Natal", que cá em casa significa que foi mesmo aprovado. Desta vez, decidi fazer uma decoração um pouco diferente e acabei por usar os palitos La Reine à volta do doce, em vez de envolvidos ou à parte, como já fiz noutras vezes. A versão de ananás é um pouco diferente e chegará aqui ao blog a seu tempo.


Semi-frio de morango
Adaptado da revista "Mulher Moderna na Cozinha", de uma receita com o nome "Taça fantasia"

Ingredientes
1kg de morangos
sumo de 1 limão
350g de açúcar branco
4 colheres de sopa de açúcar em pó
40g de farinha
2 gemas + 2 ovos
500ml de leite de soja (usei alpro light), mas podem usar leite normal
1 colher de sobremesa de extracto de baunilha
4dl de natas (podem ser de soja para bater, ou normais, ou frescas)
palitos la reine, a gosto

Preparação
Arranje os morangos, corte-os em pedaços e coloque 3/4 num tacho. Reserve os restantes. Junte ao tacho o sumo de limão e 200g de açúcar, e leve a lume brando até os morangos estarem cozinhados. Coloque no frio.
Misture 150g de açúcar com a farinha, gemas e ovos. Adicione o leite, mexa e leve a lume brando, mexendo sempre, até engrossar. Retire do lume e junte a baunilha.
No recipiente de servir, coloque metade do creme de baunilha, metade do de morango e o resto do de baunilha, em camadas. Reserve no frio.
Bata as natas com as 4 colheres de sopa de açúcar, em chantilly. Coloque este preparado em cima do doce, depois o creme de morango reservado, e finalmente decore com os morangos frescos que reservou [desta vez fiz a montagem diferente e terminei apenas com natas. Das duas formas fica sempre bonito]. Serve-se com palitos La Reine, a gosto.
 

Beijinhos,
Raquel

1 comentário:

  1. Olá Raquel!
    Também achei a experiência da entrega de convites muito especial e o carinho que se recebe fica para sempre. A foto está encantadora, ah e o teu vídeo (do post anterior) ficou muito natural e engraçado :)
    Esta sobremesa deve ser uma delícia, e como ando sem forno acho que vai ser uma das receitas no-bake a experimentar em breve.
    Beijinhos e felicidades

    ResponderEliminar