Começar com muffins de maçã


Todos os dias há um pretexto para uma aventura na cozinha!

Então, a semana passada, fui ao médico fazer uns exames. Nada de especial, apenas exames chatos de rotina que, apesar de aborrecidos, todos devemos fazer de vez em quando.
Pelo caminho (já ia um bocadinho atrasada) parei na bomba de gasolina para encher o depósito que estava na reserva. Lá dentro, encontrei a revista Sabe bem e achei que seria boa companhia para a sala de espera. Peguei nela e lá fomos. 
A revista é gira e tem uma gráfica interessante. Não a compro sempre porque algumas das receitas que experimentei não correram bem e acabei por ficar com receio. Às vezes compro para ter ideias de almoços, jantares ou doces e acabo por fazer "à minha maneira" ou com ideias da revista que adapto a meu gosto, e assim vai funcionando muito bem. 


Este mês havia uma categoria com sugestões de pequeno almoço. Confesso que é uma refeição que me agrada. O pão, a fruta, a aveia e os pratos saudáveis têm qualquer coisa que me agrada bastante (e mais ainda se for um pequeno almoço preguiçoso de fim-de-semana, na cama). Fiquei a pensar nos muffins de maçã e amêndoa e à vinda para casa acabei por passar no hiper para buscar maçãs, e testar a receita nessa mesma tarde.


Entretanto já fiz a receita duas vezes. Da primeira vez fiz tal e qual o sugerido na revista. Ficaram bons, sem dúvida que bastante saudáveis (ou o possível, visto que é um bolo), não muito gulosos como se quer ao pequeno almoço, mas achei-os demasiado densos. Voltei a repetir e a incorporar ideias diferentes para ficarem mais fofinhos e um pouco mais doces (a pedido dos provadores cá de casa), ainda que mantendo a ideia do saudável. Acho que atingi uma receita muito boa, sem dúvida a repetir. Um miminho que sabe bem no início da manhã ou ao lanche. 

Muffins de maçã (com amêndoa palitada ou framboesa)

Ingredientes (versão original e minha versão)
150g de farinha com fermento (150g de farinha com fermento)
100g de farinha integral (100g de farinha integral)
1/2 colher de café de sal (1/2 colher de café de sal)
1 colher de sobremesa de canela moída (1 colher de sobremesa de canela moída)
4 colheres de sopa de açúcar (5 colheres de sopa de açúcar amarelo + q.b. para polvilhar - usei mais 7)
5 colheres de sopa de azeite (6 colheres de sopa de azeite)
3 ovos (6 ovos)
3 maçãs reinetas (3 maçãs gala)
50g de amêndoa palitada (50g de amêndoa palitada ou 50g framboesas frescas)
1 colher de chá de extracto de baunilha
150ml de leite de soja - usei light
arandos q.b. (opcional) 

Preparação
Pré-aqueça o forno a 180ºC e coloque formas de papel num tabuleiro para muffins. Coloque os ingredientes secos numa tigela e misture. Adicione o azeite e os ovos/apenas as gemas, o leite de soja e a baunilha e mexa até estarem bem incorporados. Bata as claras em castelo e incorpore na massa.
Descasque as maçãs ou use com casca, tire-lhes o caroço e corte-as bem finas. Misture no preparado, juntamente com a amêndoa ou as framboesas e os arandos (opcional).
Distribua o preparado pelas formas e polvilhe cada muffin com mais um pouco de açúcar amarelo, de modo a que faça uma crosta quando no forno - nas fotos acima podem ver 1 muffin com crosta, mais escuro, da minha receita, e outro mais claro, sem crosta, da receita original. Leve ao forno durante 20 a 25 minutos e... bom fim-de-semana! :)

Beijinhos,
Raquel.


2 comentários:

  1. Esses bolinhos andavam debaixo de olho, só que agora deixaste-me sem saber qual das versões hei-de experimentar, a tua ou a da revista :), o melhor é mesmo fazer as duas, não é?
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim o melhor é sempre fazer as duas eheheh Mas o preferido cá em casa foi a minha versão com framboesas em vez de amêndoa. Se bem que fica menos pequeno almoço e mais sobremesa... Acho que é porque somos todos uns gulosos. Mas são as duas boas. Que tal criares uma 3ª versão? Beijinhos

      Eliminar