Bolo de claras para a Clara

Domingo passado foi dia da mãe. Tinha preparado algumas pequenas surpresas e um bolo em mente para fazer na manhã desse dia. Nada de fantástico, porque a semana foi preenchida para as duas, e o tempo correu depressa, mas era o suficiente para assinalar o dia com sorrisos, porque afinal, apesar de dia da mãe serem todos os dias (haja paciência para nos aturar!!) este dia tinha de ser especial!

A minha mãe, o meu irmão e eu, lá para os anos 80 na praia da Figueirinha :)

Apesar da noite anterior ter acabado bastante tarde, pus o despertador para umas horinhas mais cedo e levantei-me a tempo de preparar o dito.
Chegando ao andar de baixo (que eu faço parte da minoria portuguesa que tem a casa no 1º andar e o quarto no sótão - existe esta minoria certo?) havia um pequeno apitar em pano de fundo. Ohh nãooo - hiperventilar - ataque de pânico!!!! A porta do congelador tinha ficado aberta durante a noite!!!!!!!!!
Tenho um daqueles congeladores tipo americano onde tenho todos os congelados. Todos! É que cá em casa não há espaço para arcas. Tudo: a minha carne, peixe, vegetais está naquele congelador... E claras. Muitas claras que sobraram dos bolos de Páscoa.


Sou uma pessoa relativamente calma e acredito que respondo bem perante catástrofes (sim era uma catástrofe!!) e decidi respirar fundo e começar a cozinhar... tudo, para voltar a congelar e não perder o valor nutritivo dos pratos. Fiz desde estufados de vaca, sopas de peixe, lombo, empadas e temperei carne para assar no dia seguinte. No final só deitei fora algumas claras que estavam no congelador há mais tempo, porque as outras foram para 3 deliciosos bolos de claras, para a minha mãe, sogra, e um cá para casa claro!


Esta é uma excelente alternativa quando temos muitas claras (além das farófias, claro). Fica fofinho e com um aroma delicioso a baunilha. Acabei por recheá-los com natas e morangos que tinha fresquinhos e dei uso aos stensils para fazer um desenho simples em cima. Fotografei-os a correr (por isso estas fotografias longe de estarem maravilhosas...) e ainda cheguei a tempo do almoço. Ufa!



Bolo de claras - Angel food cake (para a minha mãe, Clara!)
Receita do blog "That cake sweet"

Ingredientes
125 gramas de farinha
175  gramas de açúcar
2 colheres de chá de aroma de baunilha
1 colher de chá de fermento em pó
1 pitada de sal
8 claras à temperatura ambiente


200ml de natas (podem ser de soja para bater)
2 colheres de sopa de açúcar branco
100g de morangos

Preparação
Aqueça o forno a 170 ºC e unte com manteiga, papel vegetal, novamente manteiga e farinha uma forma redonda.
Bata as claras em castelo com o sal e o fermento e quando começarem a ficar altinhas, adicione lentamente o açúcar de forma a formar um merengue brilhante. Acrescente o aroma de baunilha.
Com uma espátula, envolva a farinha peneirada lentamente, para que as claras não percam muito ar.
Coloque o preparado na forma e leve ao forno durante cerca de 40 minutos.

Retire do forno e deixe arrefecer. Quando frio, corte o bolo ao meio. Aqueça um copo de água com uma colher de açúcar e molhe as duas metades do bolo. Deixe absorver.
Bata as natas com o açúcar formando chantilly e corte os morangos em pedacinhos pequenos. Recheie o bolo com as natas e os morangos.


A minha mãe gostou do bolinho e a minha sogra também, apesar da aventura as coisas não correram mal! Pelo lado positivo, tenho a comida toda cozinhada  para os próximos tempos!!!

Beijinhos especiais às mães :)
Raquel

9 comentários:

  1. Olá, Raquel!
    O meu frigorífico já me pregou mais do que uma vez uma partida assim...Pesadelo!!! O espaço do congelador é muito mais pequeno que o teu, mas não deixa de ser muito irritante termos de repente de cozinhar um monte de comida, para não se estragar. :(
    Também ando com muita vontade de fazer esse bolo, deve ter uma textura tão boa!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oh é uma chatice, mas ficamos com comida pronta para imenso tempo... Ainda lá tenho 3 bases de sopa de peixe e 1 de guisado eheheh
      O bolo é um óptimo aproveitamento de claras :) Até agora fazia sempre farófias ou suspiros... Mas esta ideia também é óptima e dá uma boa sugestão para o lanche!

      Beijinhos

      Eliminar
  2. Esse bolo ficou mesmo lindo e com um fantástico aspeto!! :) E deixa-me que te diga, reagiste muito bem perante uma catástrofe dessas (sim, tens toda a razão, é uma verdadeira catástrofe!!). Nada se desperdiçou, tudo se aproveitou...e a catástrofe teve um final bem feliz :)
    Beijinhos *
    Vânia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O importante é respirar fundo e não desesperar eheh Tudo se resolve!

      Beijinhos

      Eliminar
  3. Gosto muito de bolos com claras e esse ficou lindo
    bj

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada São, eu foi a primeira vez que fiz mas também gostei muito!

      Beijinhos

      Eliminar
  4. Olá!
    Vim aqui dar uma espreitadela para ver o que se passa por aqui! Encontrei logo este bolo que dá fazer para aproveitamento de claras e que tem um aspecto fantástico :) Gostei muito!
    Um beijinho
    Vanda

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bem vinda Vanda, espero que gostes do meu pequeno espaço... :)

      Beijinhos

      Eliminar
  5. Olá Raquel,
    que vergonha só vir agora aqui comentar, pois assim que o publicaste eu vim logo espreitar mas comentar está a ser muito complicado este mês.
    Sabes nunca me aconteceu nada parecido com o frigorífico, ainda bem, mas posso te dizer que caso acontecesse estava completamente tramada pois tenho saquinhas e mais saquinhas com claras, quando dou por mim estou a tirar todas para pôr mais uma.
    Adoro este bolo querida simples mas dos meus favoritos e este sábado vou fazer mais uma receita de bolo de claras.
    O teu ficou lindo e bonito, mas para a próxima não barres a forma e vais ver como fica diferente.
    Um bolinho leve e suave perfeito para presentear a pessoa mais importante das nossas vidas, lindo.

    beijinhos e bom fim de semana

    ResponderEliminar