Bundt de Maracujá e chocolate (bem vinda Primavera!)


Adoro o Verão: o calor, a praia, as noites quentes passadas na rua, o céu limpo, as frutas, as flores... e para mim a Primavera é uma bela antecipação de tudo de bom que está para vir. Ela traz-nos temperaturas mais agradáveis, flores bonitas e uma boa disposição (e alergia!) geral. 
Aqui a casa, as andorinhas, e principalmente os andorinhões chegam em massa. De manhã e à tarde brincam na nossa varanda e fazem voos rasantes aos nossos cabelos. Sento-me na varanda, de pé ao léu e perna esticada, refresco numa mão, bolo na outra, e olho para eles enquanto brincam, contentes... Tentei fazer um vídeo para vos mostrar do que falo, e embora hoje de manhã o tempo estivesse nublado, eles lá deram o ar da sua graça... Espreitem aqui!
A 7ª Edição do Bundtmania teve como tema a Primavera e vi todos os meus colegas de blogs usarem morangos nos seus bolos com buraco no meio (eu própria não resisti a fazê-lo)... Mas eu queria fazer um sabor um pouco diferente. Sentada na minha varanda, a apreciar a Primavera, olho para o lado direito e sorriu para mim o maracujá, que vive contente num vaso, entre morangueiros, orquídeas e jarros. E um Bundt de Maracujá e chocolate para celebrar a primavera??? Espero que gostem!


Bundt de Maracujá e chocolate

Ingredientes
Para o bolo
6 ovos
175g de açúcar
15g de cacau magro
185g de farinha com fermento

Para o recheio
1 lata de polpa de maracujá
200g de chocolate para culinária
200mg de natas
morangos para decorar

Preparação
Ligue o forno a 200ºC e unte uma forma de Bundt com manteiga e farinha.
Bata os ovos com o açúcar até a mistura duplicar de volume. Envolva o cacau e a farinha e leve ao forno durante 20-25min (até passar no teste do palito).

Coloque as natas e o chocolate num tacho e leve ao lume até derreter. 
Coe as sementes da polpa de maracujá e reserve. Junte à mistura de chocolate 6 colheres do xarope de maracujá que obter.

Quando o bolo sair do forno, pique-o com um palito e molhe-o com metade da calda. Deixe arrefecer 15 minutos e desenforme. Volte a picar o topo e a molhar com a calda. Cubra-o finalmente com o chocolate e decore com morangos frescos.



É delicioso, fresco e guloso. Experimentem!

Beijinhos,
Raquel

14 comentários:

  1. Estas coisas da blogosfera têm o seu encanto!
    Ainda hoje de manhã dizias que estava no forno! E ei-lo aqui todo vaidoso para chamar a Primavera!!!
    De chocolate pois então! E o maracujá também, pois imagino a frescura que lhe aporta!
    Agora leva-o para dentro de casa, porque as andorinhas sao capazes de levar o bundt! :P
    Obrigado por teres participado nesta edição!!!
    Um beijinho,
    Mena.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É muito gira esta proximidade que as novas tecnologias nos trazem :)

      Beijinhos

      Eliminar
  2. Ficou lindo o seu bolo! Que bom que gostou da receita!
    xx

    ResponderEliminar
  3. Ainda bem que gostaste Raquel :) Por acaso eu confesso que sempre fui mais menina do Inverno, mas ultimamente tenho aprendido a apreciar também a Primavera e o Verão :) No fundo acho que aprecio todas as estações do ano porque cada uma tens as suas vantagens :D

    Beijinhos e bom resto de semana :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Há sempre um lado positivo em tudo não é?

      Beijinhos!

      Eliminar
  4. O teu quintal é bem animado, o barulho e o movimento dos andorinhões é fantástico...ao vivo acho que deve ser ainda melhor, principalmente com uma fatia desse bolo tão guloso e delicioso.
    Não tenho o hábito de comprar maracujás, só quando a minha cunhada me dá alguns do quintal dela é que experimento fazer algo com eles. Uma receita que experimentei foi o bolo de maracujá com cobertura streussel do Technicolor Kitchen, completamente diferente deste, mas igualmente saboroso, com as sementes a estarem na boca :)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É, o quintal é bastante agitado nesta altura do ano, e no sótão, que é o meu quarto, ouvem-se pézinhos de passarinhos a andar :)
      Gosto dessa sensação das sementinhas a estalar na boca!

      Beijinhos

      Eliminar
  5. Raquel,

    Um bolo bonito é sempre uma boa forma de receber e celebrar a Primavera! E com andorinhões é ainda mais perfeito o cenário da nova estação. Gosto muito de maracujá mas nunca o combinei com chocolate. Tenho de resolver isso com brevidade. ;)

    Um beijo*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, o maracujá com o chocolate casa mesmo muiiito bem! E é muito fresco! Experimenta :)

      Beijinhos

      Eliminar
  6. Adorei este bolinho vou guardar para experimentar pois adoro maracuja e juntar ao chocolate deve ser algo delicioso de comer e chorar por mais(=

    Tuas fotografias ficaram lindas parabéns.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É mesmo muito bom! Ainda bem que gostaste!!

      Beijinhos

      Eliminar